Metodologia de implementação
No vídeo abaixo vamos explicar a melhor forma de trabalhar connosco, depois de fechar o negócio que irá mudar o rumo da sua empresa! Nós, Arxi, implementámos uma metodologia aberta, da qual lhe podemos chamar de AGILE.
Início do projeto
Entrada em planeamento 3 semanas após adjudicação.
Tempo de implementação a definir em reunião de Kickoff
Ciclos de trabalho
Entregas faseadas em ciclos de 3 semanas.
Após cada ciclo, é faturada a carga horária utilizada.
Validação
Recolha e aprovação de requisitos e necessidades do cliente.
Implementação
Implementação de funcionalidades de acordo com os requisitos levantados.
Testes
Testes da implementação das funcionalidades na instância do cliente.
Go-live
Formação de utilizadores finais e correção de possíveis "bugs".
Equipa envolvida no projeto

Gestor de projeto
Responsabilidade de confirmar requisitos com o cliente, ser a ponte de ligação, organizar as entregas, gerir os desenvolvimentos, testar todas as funcionalidades e apoiar o cliente na fase de implementação, garantindo que as suas necessidades são respondidas

Técnico Funcional
Faz o setup genérico de todo o serviço / máquina, parametrizando e configurando o sistema de acordo com as necessidades;

Técnico Desenvolvimento
Desenvolvimento de necessidades específicas, de acordo com os requisitos levantados, testes unitários;
Pessoa de contacto
Da parte do cliente é identificado o ponto de contacto (SPOC) para todas as decisões do projeto, sendo a comunicação recorrente necessária e fundamental ao bom sucesso do projeto.
Implementação
O objetivo da implementação é evitar desenvolvimentos customizados, enquadrando os processos no workflow do sistema Odoo, garantindo assim maior estabilidade e possibilidade de migração, embora na realidade do projeto possa ser necessária alguma customização futura para preencher as solicitações relativas às operações.
Pressupostos da implementação
a) O SPOC (Ponto de contacto) tem a responsabilidade de receber formação e informações relevantes durante a implementação do projeto e transmitir esse conhecimento à restante equipa.
b) Um Gesto de Projeto é designado a cada cliente, fornecendo um acompanhamento personalizado e garantindo um serviço de alta qualidade e uma gestão eficaz do projeto. O tempo dedicado à gestão do projeto será registado e cobrado como parte do processo de implementação.
c) Graças à flexibilidade da metodologia Agile, mesmo que exista um âmbito macro inicial definido, este pode ser redefinido conforme as necessidades do cliente evoluem durante o processo de implementação. Isto significa que as estimativas iniciais de orçamento podem ser ajustadas significativamente à medida que o projeto avança.
d) Quando existe a necessidade de desenvolvimento à medida, a metodologia de consumo estimado é mantida, porém o preçário sofre uma alteração. Todas as atividades relacionadas com desenvolvimento à medida são incluídas no custo do produto de desenvolvimento.
e) A Arxi é responsável por realizar testes de configuração e desenvolvimento, sendo o tempo despendido para os mesmos consumido em gestão de projeto. No entanto, o cliente é responsável por realizar testes adicionais e tem a autoridade final (representada pelo SPOC) para decidir quando o trabalho desenvolvido está pronto para ser colocado em produção, após a apresentação no ambiente de testes. Isto assegura que o cliente tenha controlo sobre a qualidade e o lançamento do projeto.
f) No momento do fecho do projeto (Go Live), quando o âmbito geral do projeto estiver em produção, o projeto estará pronto para ser encerrado e passado para suporte (conforme estabelecido num contrato de suporte ativo). Após a data de Go Live, será concedido um período de 15 dias corridos para adaptação e validação pelo cliente num ambiente real, sem custos adicionais.
Implementação
Configuração e personalização do sistema para atender às necessidades específicas de um cliente. Inclui a instalação do Odoo, a configuração inicial, a personalização dos módulos e funcionalidades e, se necessário, a integração com outros sistemas e a migração de dados.
Consultoria
Orientação personalizada para otimizar o uso do sistema na empresa e garantir que este é adaptado às mudanças nas necessidades de negócio e que os funcionários estão bem treinados e confortáveis com a plataforma, para uma maior eficiência e produtividade.