A importância de um software de gestão industrial para a otimização da sua produção

Problemas e soluções na gestão industrial

A importância de um software de gestão industrial 


A gestão industrial é um aspeto crítico para o sucesso de qualquer empresa do setor da indústria. Hoje em dia, muitas empresas enfrentam desafios na gestão dos seus processos de produção e stock, o que pode levar a atrasos na produção, aumento dos custos e diminuição da qualidade do produto. A resposta para muitos destes problemas passa pela implementação de um software que possibilite a gestão eficaz da produção. 

MARQUE JÁ UMA DEMONSTRAÇÃO

Sem compromisso, adaptado à realidade da sua empresa.

O que é um software de gestão industrial?​

Trata-se de um sistema projetado para ajudar as empresas a gerir e monitorizar os seus processos de planeamento, recursos, produção e stock. Este tipo de software pode fornecer recursos como o planeamento de produção, gestão de stock, rastreamento de pedidos, análise de dados e monitorização em tempo real do chão de fábrica.

O objetivo principal de um software de gestão industrial é melhorar a eficiência da produção, reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do produto, o que a longo prazo melhora a sua competitividade no mercado. Além disso, um software de gestão industrial pode ajudar as empresas a tornar decisões mais informadas, fornecendo insights sobre o desempenho da produção e a identificação de áreas que precisam de melhorias.

Problemas comuns na gestão industrial

Se algum dos seguintes problemas se encaixa na realidade da sua empresa, provavelmente está na altura de implementar um software de gestão industrial:

Falta de controlo do stock: A falta de controlo e visibilidade do stock pode levar a atrasos na produção e a um aumento dos custos devido a pedidos inesperados e urgentes. 

Atrasos na produção: Normalmente, esta questão ocorre devido à falta de um planeamento e gestão eficaz. Também existem outros fatores, como falta de matéria-prima, problemas com equipamento ou falta de mão de obra. Esta questão, normalmente leva a atrasos na entrega do produto final e a uma perda de confiança por parte do cliente.

Processos ineficientes: Quando os processos de produção não são eficientes, pode haver um aumento nos custos de produção, que se traduz na diminuição da margem de lucro e numa perda de competitividade no mercado.

Falta de automatização: No panorama atual, a automatização de processos e tarefas é fundamental para otimizar e reduzir falhas em todo o circuito de produção. A falta de automatização pode levar a erros humanos, atrasos e aumento dos custos de produção.

Falta de monitorização e recolha de dados: Quando não há monitorização no chão de fábrica, pode ser difícil identificar problemas de produção em tempo real, o que leva a atrasos na produção, aumento dos custos de produção e diminuição da qualidade.

A obtenção de dados é fundamental para tomar decisões informadas sobre o panorama atual da empresa e para a implementação de estratégias futuras do negócio.

Falta de integração: Normalmente, quando os sistemas de produção não estão integrados, a comunicação entre departamentos torna-se difícil. Isto provoca um grande constrangimento em toda a comunicação referente aos projetos, quando estes são geridos por vários departamentos.

Soluções de um sistema de gestão industrial

Um software de gestão industrial competitivo tem de responder a todos os problemas mencionados anteriormente, fornecendo recursos como o planeamento, gestão de stock, rastreamento de pedidos, monitorização e análise de dados, integração entre todos os departamentos, gestão de qualidade, etc.

Planeamento e otimização de produção: Um sistema de gestão industrial ajuda as empresas a otimizar o planeamento da produção, permitindo que tenham uma visão clara dos recursos necessários para a produção. Assim, torna-se possível criar planos de produção precisos e eficientes. Isto ajuda a evitar atrasos na produção e garantir que os recursos estejam disponíveis quando necessários. Além disso, um sistema de gestão industrial ajuda na otimização no processo de produção, garantindo que os recursos são usados de forma eficiente para maximizar a sua rentabilidade. 

Monitorização do chão de fábrica: a monitorização em tempo real do chão de fábrica é uma das mais importantes funcionalidades de um sistema de gestão industrial, permitindo que as empresas monitorizem o desempenho da produção em tempo real, identifiquem problemas de produção​ e tomem medidas corretivas imediatas.

Esta monitorização passa pela recolha de dados em tempo real sobre o desempenho, qualidade, tempo de ciclo e eficiência, através de sensores e dispositivos interligados, e a análise desses dados através de painéis de controlo e relatórios. Além disso, é também possível integrar esta monitorização com outros software de gestão.

Gestão de stock: Uma solução para gestão industrial permite que as empresas façam a gestão dos seus stocks de forma eficiente, garantindo que os produtos estão disponíveis quando necessário evitando a sua rutura. Pode passar pela previsão de procura, através da análise de dados históricos de vendas e de tendências futuras, pela otimização de stock, pelo controlo de qualidade e pela manutenção de um histórico de stock.

Rastreamento de pedidos e encomendas: O rastreamento de pedidos permite o acompanhamento do estado de pedidos em tempo real. Isto ajuda a evitar atrasos na entrega e a garantir que os clientes recebem os seus produtos no prazo definido. Além disso, ajuda ainda a otimizar o processo de entrega, garantindo que os pedidos são entregues de forma eficiente. Este processo pode ser feito de forma automática e otimizado através de inteligência artificial.

Análise de dados: Um software para gerir o chão de fábrica torna-se crucial para o processo de automatização a análise de dados queforneçam insights sobre o desempenho da produção, identificando áreas que necessitam de melhorias (e se possível, indicar quais os melhores procedimentos e decisões a tomar para o caso em específico). Isto permite que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a eficiência da produção. Além disso, um software de gestão industrial pode ajudar a identificar padrões e tendências, permitindo que as empresas se adaptem às mudanças no mercado. A integração de sistemas pode ajudar a garantir que os dados sejam atualizados em tempo real em todos os sistemas relevantes.

A monitorização destas automações, recolhendo dados em tempo real e a integração com outros sistemas e máquinas, fornece aos decisores uma visão completa do desempenho da produção.

Automatização de processos: A automatização de processos é, no panorama atual, uma das funcionalidades mais fulcrais de uma solução para gerir o chão-de-fábrica, uma vez que permite às empresas reduzir a dependência de mão de obra humana, diminuir o erro humano e aumentar a eficiência da produção. Algumas das suas principais características passam pela automação de tarefas repetitivas (embalamento, rotulagem, montagem, inspeção), a redução de erro humano, etc.


A solução Odoo

O Odoo é um sistema de gestão empresarial completo que pode ajudar a resolver muitos dos problemas relacionados à gestão industrial, através da implementação das diversas soluções para este fim. O Odoo contém, assim, módulos que permitem a gestão eficiente de inventário, a otimização e monitorização do chão de fábrica, a gestão do ciclo de vida dos produtos, a gestão de compras e pedidos e a gestão de manutenção e qualidade. 

MARQUE JÁ UMA DEMONSTRAÇÃO

Sem compromisso, adaptado à realidade da sua empresa.


Indústria 4.0
Monitorização, análise e otimização da produção

O Kioda é uma solução que visa automatizar e otimizar o processo de chão de fábrica, integrando processos e comunicação ao longo de toda a fase de produção. Inclui equipamentos de visualização (kiosks), equipamentos de interação (dashboard) e um software.

Gerir a produção pode ser simples!

O salto para a Indústria 4.0 é um passo ambicionado por muitas empresas, que desejam aumentar o controlo do seu chão de fábrica a um nível comparável às maiores indústrias do mundo.

A implementação de sistemas visuais para organização do trabalho revelou-se uma forma eficaz e simples de distribuir e organizar as tarefas.

Pedido de demonstração Odoo


A importância de um software ERP na sua empresa
Porquê escolher o software Odoo?