Caso de sucesso com Odoo: BaltLED

BaltLED: iluminação mais brilhante com Odoo

Caso de sucesso com o software Odoo: BaltLED

  • Empresa: BaltLED
  • Localização: Lituânia
  • Indústria: Fabrico
  • Parceiro Odoo: Versada
  • Principais Apps Implementadas: eLearning, Documentos, Website, Projeto, Contabilidade, Vendas, CRM, Compras, Fabrico, Stock
  • Tamanho da empresa: 45
  • Número de utilizadores: 40

A implementação de um novo software ERP provou ser altamente benéfica para a BaltLED. Apesar dos desafios, ao avaliar o impacto total, fica claro que a quantidade de tempo poupado ao utilizar um único software em vez de vários sistemas é quase inestimável.

Visão geral

A BaltLED desenvolve e fabrica soluções de iluminação LED para sinalização e aplicações de iluminação geral em todo o mundo. Antes de utilizar o Odoo, a empresa enfrentava desafios com CRM, gestão de stock, finanças e outras funções de negócios definidas em 5 softwares diferentes e folhas de Excel. A trabalhar em colaboração com o parceiro de implementação Versada, a solução Odoo da BaltLED foi implementada em 2020. Devido ao Odoo, os processos internos da empresa agora estão integrados numa única plataforma, automatizada e mais integrada do que antes.

Principais desafios e requisitos

A BaltLED é uma empresa Lituana que está em operação desde 2007. A empresa decidiu levar a iluminação LED, não só para a Lituânia, mas para toda a Europa. A empresa tem origem numa fábrica localizada no sudoeste da Lituânia, de onde são originários os fundadores. Em 2020, a BaltLED planeava aumentar a capacidade, mas viu-se obrigada a desacelerar devido à Covid. Neste momento, encontram-se numa nova fase de aceleração e estão focados em reforçar o seu posicionamento na Europa e iniciar operações na América do Norte e do Sul.

A empresa tem capacidade para produzir até 10.000 módulos de LED por dia na sua unidade de produção na Lituânia. A BaltLED tem duas linhas de produção – uma para módulos LED de sinalização e outra para luminárias LED. Ao ter produção na Lituânia e armazenar produtos no local, a empresa consegue garantir uma resposta de entrega mais rápida para os clientes europeus. Isto possibilita-lhes fornecer encomendas no mesmo dia para produtos em stock. A BaltLED é certificada com o ISO 9001:2015 e vários dos seus produtos foram premiados como "Produto do Ano" com medalhas de ouro e prata pela Confederação de Industriais da Lituânia.

Antes de implementar o Odoo, a BaltLED geria o negócio em várias plataformas dispersas com várias dificuldades na integração de todos os dados. Eram utilizados 5 software e folhas de excel para gerir o CRM, inventário, finanças e outras funções de negócios. Isto criava situações em que um funcionário necessitava de inserir dados em vários sistemas. Obviamente que este tipo de práticas consumia muito tempo e permitia vários erros humanos devido à natureza manual da entrada de dados. Sendo assim, a empresa decidiu que era altura de adquirir um novo software de gestão empresarial.

Solução e resultados

A trabalhar em colaboração com o parceiro Odoo Versada, a solução Odoo da BaltLED para resolver os pontos problemáticos e melhorar as atividades de negócios foi implementada em 2020. O projeto começou com a implementação dos seguintes aplicativos que compunham os principais processos do negócio: vendas, stock e fabricação. Depois desta primeira fase concluída, a BaltLED começou a utilizar o novo software e começou a descobrir funções adicionais para automatizar ainda mais o seu negócio e tornar os seus processos mais integrados.

Durante a implementação do projeto, a equipa de implementação enfrentou dificuldades e duplicações ao transferir e importar dados de vários sistemas para o Odoo. A empresa conseguiu superar esses desafios com a ajuda de seu parceiro Versada, e agora todos os dados da empresa estão centralizados, o que permite uma fácil comunicação e planeamento de todas as atividades do negócio.

A implementação de um novo sistema ERP provou ser altamente benéfica para a BaltLED. Apesar dos desafios, ao avaliar o impacto total, fica claro que a quantidade de tempo poupado ao utilizar um único software em vez de vários sistemas é quase inestimável. 

A BaltLED está atualmente em processo de implementação de planos para expandir o seu espaço de fabricação e incorporar mais automação nas suas operações. Para além disso, a empresa está a dar passos em direção à sustentabilidade, incorporando a utilização de painéis solares para garantir que toda a energia da fabricação seja proveniente de fontes de energia renováveis. Isto não apoia apenas o compromisso da BaltLED de reduzir o seu impacto ambiental, mas também se alinha com a tendência crescente de empresas que incorporam práticas sustentáveis nas suas operações.


Caso de Sucesso Odoo: Ascensores Serki
Odoo, a solução de ERP para a indústria de elevadores