Caso de sucesso com Odoo: Toyota

Como a Toyota usa o Odoo após apenas 6 meses de integração

Caso de sucesso com o Odoo: Toyota

  • EmpresaToyota Material Handling
  • Localização: França
  • Indústria: Automotive / Máquinas industriais
  • Principais Apps Implementadas: CRM, Vendas, Compras, Fabrico, Stock, Contabilidade
  • Parceiro de implementação: Smile

"Houve muita integração em apenas alguns meses entre setembro e o final de março, tudo isto foi feito muito rapidamente."
Cyril Cottet, Gerente de TI/SI

A Toyota Material Handling France é membro da Toyota Industries Corporation, que opera em 5 regiões na indústria de fabrico de materiais. A empresa concentra-se principalmente na produção e venda de empilhadores em toda a Europa, com especialidade em camiões contrabalançados elétricos e movidos a IC sob a marca Toyota. Também fornecem soluções técnicas e suporte, com 735 técnicos certificados Toyota.

Além da produção própria na Europa, a empresa também importa camiões do Japão, China e Estados Unidos. Desta forma, dependendo das solicitações do cliente, alguns destes camiões também podem ser modificados nas suas instalações de França.

Um retorno mais rápido do investimento

Alguns anos antes de implementar o Odoo, a Toyota Material Handling passou por grandes mudanças organizacionais no seu grupo. O objetivo passou por reestruturar as suas operações para gerir adequadamente a sua rede de distribuição e unidades fornecedoras na Europa: uma na Suécia, outra em Itália e uma em França.

Antes do Odoo, foi construída uma solução personalizada para a configuração dos seus camiões altamente customizáveis; esses camiões são projetados sob medida pelos seus clientes e representam quase 40% do seu negócio. O problema com que se depararam foi que, nos bastidores, a fábrica em Itália não estava equipada com uma solução adequada para passar por todas as etapas necessárias para:

  • Reconhecer e gerir adequadamente as encomendas recebidas;

  • Organizar a produção e a compra dos camiões,  e posteriormente, organizar o embarque e faturar aos clientes.

Como a solução anterior também era utilizada como configurador, isto significava que alterar uma parte da solução seria desativar todo o sistema antigo e substituí-lo por outra solução. Portanto, foram feitas algumas pesquisas e encontraram duas possibilidades; Substituir a solução antiga por uma nova solução personalizada ou substituí-la por uma solução pronta para utilização.

A Toyota Material Handling não tinha um ERP instalado, então essa foi uma possibilidade que eles exploraram, mas como a empresa está num mercado "agressivo", sabiam que não podiam correr riscos com investimentos muito elevados. Era fundamental um rápido retorno do investimento e um ERP tradicional provou não ser a melhor solução para as suas necessidades. Isso deixou-os com uma escolha simples; construir o seu próprio sistema ou escolher uma solução mais barata - e a única solução que conseguiu responder a estes requisitos foi o Odoo. Por muitas outras razões, a Toyota Material Handling decidiu optar pela Odoo, com o parceiro oficial Smile.

A implementação do Odoo

Mesmo com o foco inicial em Vendas, o escopo da solução implementada foi muito maior do que isso:

  • Primeiro, precisavam do Odoo "Vendas" para gerir os seus pedidos. Assim que um pedido é feito por um cliente, é preciso garantir que os produtos correspondentes estejam disponíveis e, para isso, é necessário o Odoo "inventário";

  • De seguida, foi preciso gerir as compras. A empresa tem dois fluxos para isso:

    • Por um lado, têm produtos fabricados internamente e, para isso, utilizam o Odoo "Fabrico";

    • Também têm alguns produtos que são importados das suas fábricas no Japão, EUA e China, e para isso usam o Odoo "Compras";

  • O Odoo "Contabilidade" foi adicionado para poder faturar aos seus clientes diretamente do Odoo.

Benefícios de uma solução rápida, confiável e aberta

A solução Odoo foi implementada muito rapidamente, e após 6 meses de integração, a Toyota já a utilizava. A empresa tinha a certeza de que poupariam muito nos custos de manutenção das novas soluções de TI, pois mantinham uma solução in-house e agora tinham uma solução oficial. Além disso, sabiam que poderiam contar com melhorias constantes lançados a cada nova versão atualizada do Odoo.

Um dos fatores mais importantes para a Toyota era o timing. A Odoo ofereceu uma solução capaz de ser implementada de forma rápida. O principal benefício para a Toyota foi o curto tempo de implementação, mesmo para um projeto complexo, o software ficou implementado em poucos meses.

Na altura da implementação foi do lado do sistema de informação que perceberam o principal valor do Odoo, porque para eles é uma plataforma extensível onde irão construir todo o seu sistema de informação. O plano é eventualmente substituir tudo pelo Odoo, se possível, para executar as suas operações exclusivamente com Odoo. Também era importante para a Toyota ter uma solução onde pudessem alavancar os seus melhores ativos de TI, que são as pessoas. A empresa tem pessoas dentro da empresa que são boas em desenvolvimento de software e têm habilidades técnicas. A empresa aprecia ter um sistema que pode oferecer um novo valor agregado devido à natureza aberta do software. Com pouco tempo, o pessoal da Toyota também pode desenvolver novos recursos que beneficiem a empresa.


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