Novidades do Odoo V16

Veja aqui as novidades da versão 16 do Odoo

Conheça as novas funcionalidades do Odoo na versão V16

Nesta página vai conhecer o Odoo 16, a versão mais rápida e intuitiva que a Odoo já desenvolveu!

 
 

No ano passado, as nossas equipas de R&D focaram-se na melhoria massiva de muitas aplicações existentes e no desenvolvimento de funcionalidades que vinham a ser pedidas pelos nossos clientes. Fornecemos maior business intelligence, novos relatórios para stock/MRP, a aplicação de site totalmente editável em front-end, um aumento geral no desempenho e muito mais.

Esta versão vem com a nova app Knowledge, uma solução que visa ajudar na gestão, colaboração e partilha de conhecimento entre todos os elementos da empresa.

Então, sem mais demoras, vamos olhar para o que esta versão tem de novo.

Experimente o Odoo 16

Conheça a nova versão do Odoo AQUI

Sobre o aumento de performance

O desempenho do Odoo 16 foi melhorado em toda a sua tecnologia. Para dar alguns exemplos, isto significa que, em média:

  • Abrir uma fatura do back-end é 3,7 vezes mais rápido.

  • Há 2,4 vezes menos consultas SQL por URL, em média.

  • As páginas de e-commerce carregam 3,9 vezes mais rápido.

Agora, para os  interessados a nível técnico, vamos aprofundar alguns detalhes.

No cliente Web, agora quase todos os componentes JavaScript utilizam OWL 2, o que significa que as visualizações de back-end carregam até 20 vezes mais rápido! Claroque esta não é a única melhoria: o número de linhas CSS diminuiu 68%, o desempenho do chatter foi melhorado devido à sua reformulação completa e o número de chamadas de cada procedimento remoto foi reduzido.

Para a rede, conseguimos diminuir a latência reduzindo o número de chamadas HTTP, que se reflete numa redução média de 35% no tamanho dos dados das visualizações, para além do uso do NGINX para entrega de arquivos grandes.

Em relação às funcionalidades de negócios, alterámos o método ‘onchange’ para a utilização de campos computados. Anteriormente, a criação de 50 faturas com 50 linhas cada uma demorava 79,5 segundos para ser computada. Agora, leva apenas 19,44 segundos.

A estrutura do servidor também foi bastante melhorada. Com a introdução da cache de fragmentos, o desempenho de todas as páginas do site aumentou drasticamente.


Mais novidades para a estrutura do servidor: os campos traduzidos agora usam campos JSONB em vez de tabelas 'ir.translation', estão disponíveis novos índices otimizados, as sessões são armazenadas apenas se os valores padrão forem alterados, as visualizações de back-end são armazenadas em cache e o carregamento de menus também foi otimizado.

Por último, mas não menos importante, foram atualizados e alterados para HTTP 2.0 centenas de servidores Odoo Online.

Sobre a contabilidade

A aplicação de contabilidade do Odoo tem vindo a ter bastantes melhorias nos últimos tempos. Este ano a preocupação foi a simplificação de processos.

O novo widget de reconciliação bancária melhorou bastante a experiência do utilizador. Simplificamos a aplicação e tornamos o processo ainda mais rápido.

Com o modo Escritórios de contabilidade, a codificação de faturas nunca foi tão rápida: defina o contacto e o valor total, e pronto!


A secção de relatórios foi refeita inteiramente do zero.

Não consegue obter análises de contabilidade suficientes? Foi adicionado um novo widget analítico em faturas para facilitar a distribuição analítica, planos analíticos e modelos de distribuição analítica. Agora pode dividir relatórios financeiros e analisá-los de acordo com contas e planos analíticos.

Alguns dos novos recursos: avisos de limite de crédito, faturas recorrentes, descontos por pagamento antecipado, etc. Confira o que há de novo no Odoo contabilidade para descobrir todos os novos recursos!

Quando os Dashboards se encontram as folhas de cálculo

Sejamos francos, os painéis de relatórios eram um pouco entediantes de usar. Claro que não poderíamos continuar assim para sempre. Todos os dashboards foram convertidos em relatórios baseados em folhas de cálculo. Agora pode usá-los para edição ou cálculos avançados!

É por este motivo que nos focámos bastante em melhorar a folha de cálculo. Para citar algumas das mudanças mais importantes, agora é possível ver registos na função "Listar", converter arquivos XLSX para o formato de folha de cálculo Odoo ou usar um novo conjunto de funções para obter dados de contabilidade.


O Odoo Spreadsheet torna-se a primeira solução de código aberto que permite editar folhas de cálculo de forma colaborativa e importar/exportar arquivos do Excel- suportando tabelas, gráficos, colunas e linhas ocultas e mais de 200 funções!

Site e e-commerce

Este ano, muito do nosso foco dirigiu-se para a melhoraria da interface e experiência do utilizador do website e aplicativos da loja online. Agora pode aceder ao seu website diretamente no ícone da aplicação. Já não há necessidade de passar pelo painel da aplicação do website.

Todos os menus foram reformulados para se tornar mais intuitivo. Produtos, programas de fidelidade, etc. podem ser acedidos através de um clique. Claro, foram criados novos blocos de construção, opções e widgets. Confira o vídeo abaixo para ter uma visão geral de todas estas novidades.

Toda a aplicação para a loja online foi repensada para ficar mais intuitiva. Ao mesmo tempo, foram criadas ainda mais funcionalidades e recursos. Estão disponíveis novas opções para que o catálogo e páginas de e-commerce sejam únicos. Também foi adicionada uma conexão ao Plausible.io. Esta integração ajudará a acompanhar o website e as métricas de e-commerce diretamente a partir do website.

 
 

O funil de vendas agora é mais personalizável do que nunca:

  • Vários novas opções de pagamento, como Razorpay, AsiaPay e muitos outros.

  • Os seus clientes agora podem aproveitar o check-out "express" e o preenchimento automático de endereços.

  • Agora os blocos de upselling podem ser personalizados.

  • Todos os recursos de atributos e variantes agora estão acessíveis a partir do front-end.

  • E muitos mais!

Por fim, repare que a aplicação do website terá 2,4* menos consultas SQL por URL, enquanto que a aplicação de e-commerce será 3,9* mais rápido no carregamento de páginas. É escusado dizer que o SEO global adora esta novidade!

Processos de fabrico e stock: MRP e inventário

Para tornar a vida do utilizador ainda mais fácil, a Odoo fez um esforço incrível para melhorar vários aspectos das aplicações de MRP e Inventário. Adicionamos novos comportamentos ao recurso de ajustes de inventário, como categorias de armazenamento e data da última contagem. Todos os relatórios da aplicação de inventário foram totalmente reformulados, facilitando muito a navegação agora, graças aos novos menus.

Mas isto não é tudo. Agora é possível decidir se os pedidos pendentes são criados automaticamente ou não por tipo de operação, mas também automatizar o reabastecimento em locais específicos, definindo-os como locais de reabastecimento.

Em relação ao MRP, foram feitas melhorias consideráveis no relatório de Estrutura e Custos. O design foi totalmente refeito e agora é chamado de Visão geral. Do lado do design, o Tablet View também foi melhorado para o tornar mais completo (integração de um pop-up ECO, por exemplo).


Agora também pode criar dependências de operação na lista de materiais (BOM) que influenciam dinamicamente o planeamento e o estado das ordens de serviço. Em seguida, as ordens de produção podem ser divididas para produção em lote e atribuídas a diferentes funcionários ou postos de trabalho. O oposto também é possível, o que significa que pode juntar ordens de produção para produção em lote ou para fins de planeamento.

Por fim, os subcontratados da produção agora podem registrar a sua produção no portal do cliente, uma vez concedidos os direitos de acesso necessários.

Gerir e compartilhar conhecimento

De que forma está a gerir o conhecimento da sua empresa? Como criar um documento interno que possa ser lido e editado pela sua equipa? É possível criar uma cópia de um artigo ou duplicar toda a sua hierarquia? É possível fazer tudo isto sem utilizar várias soluções externas ou estruturas de pastas labirínticas? Bem, a resposta é sim para todos eles!

O Odoo 16 vem com uma nova aplicação bastante intuitiva, o Odoo Knowledge. Esta aplicação permite a criação ou duplicação de artigos e a sua hierarquia para compartilhar o conhecimento da empresa e até torná-lo personalizável por todos internamente.

 
 

Como pode ser personalizado? Graças a muitos recursos, incluindo um seletor de capas, artigos ligados ou visualizações incorporadas (para informações de outras aplicações Odoo, por exemplo). De seguida, permite inserir índices, índices e resumos em artigos para mostrar conteúdo ligado.

Ah, a aplicação Odoo Knowledge dá um período de carência para os seus artigos excluídos antes de os excluir de forma permanente. Nós nunca sabemos; um clique errado pode acontecer a qualquer momento.

Como pode ver, o Odoo 16 ajuda a sua empresa a crescer de várias formas!

Teste o Odoo agora


Birthday reminder
Send an automated email to selected contacts on their birthday