Referências Odoo

Compilação de alguns casos de sucesso de empresas que alavancaram e otimizaram os seus negócios com o Odoo.

Referências Odoo por setor

MARQUE JÁ UMA DEMONSTRAÇÃO

Sem compromisso, adaptado à realidade da sua empresa.

Odoo no Retalho


Leirirede


  • Funcionários: +40
  • Utilizadores: +20
  • País: Portugal

Fundado em 2005, o Grupo Leirirede é constituído por empresas que atuam em duas áreas distintas: material de escritório e a indústria transformadora. As empresas que atuam na área da indústria transformadora são especialistas na construção e produção de portas, portões, automatismos, caixilharias de alumínio, cozinhas e roupeiros por medida. As empresas que operam no outro segmento são especialistas no fornecimento de material de escritório para escolas, auditórios, instituições públicas e hotéis. O grupo é multi-empresa, opera em várias moedas e tem a maioria dos seus serviços administrativos sediados em Portugal. A Leirirede tem como principal objetivo o estabelecimento de relações duradouras com os seus clientes, prestando simultaneamente um serviço de acompanhamento personalizado.

Burocracia: o inimigo do progresso

O desempenho da equipa comercial era um dos principais desafios enfrentados pela Leirirede antes da implementação do Odoo. Nos primeiros tempos de atividade, o grupo tinha estabelecido um processo interno burocrático. Além disso, o grupo utilizava uma mistura de diferentes sistemas de software. Para a contabilidade e a faturação, era utilizado um sistema externo e as outras tarefas eram realizadas com um sistema de gestão interno. Devido à utilização de vários sistemas informáticos, a informação era repetida várias vezes em diferentes plataformas e os funcionários tinham dificuldade em acompanhar as encomendas dos clientes. Esta situação tornava o processo de vendas complexo, lento e suscetível a erros.


Da burocracia à agilidade

Com o objetivo de melhorar o desempenho da equipa comercial, a Leirirede, com a ajuda da Arxi, implementou o Odoo. As aplicações implementadas produziram uma transformação completa; desde o primeiro contacto com o cliente (CRM), à contabilidade e registo de pagamentos (Contabilidade), à visualização de encomendas (Vendas), à faturação e à comunicação com os clientes. A implementação do Odoo permitiu à Leirirede transformar os seus processos internos para se tornar mais ágil. Como resultado, as relações com os clientes foram otimizadas, levando a uma redução das reclamações. 


Enquanto a aplicação CRM otimizou a relação entre clientes, a aplicação Compras proporcionou os mesmos resultados na relação da Leirirede com os seus fornecedores. O facto de ter documentos facilmente acessíveis a todos os envolvidos na cadeia de abastecimento criou um fluxo de comunicação muito melhor. Os Recursos Humanos são outra área que melhorou com a implementação do Odoo. Com o módulo de Assiduidade, os colaboradores podem registar as horas de entrada e saída em tempo real e o módulo de Folgas tornou muito mais fácil a gestão das folgas dos colaboradores. 


O fabrico é uma parte integrante das operações do grupo Leirirede e foi uma área identificada como tendo uma necessidade de de digitalização. A Leirirede pretendia gerir o seu processo de produção e entrega de forma sincronizada com os seus departamentos de vendas e logística. Com as aplicações de Produção, Inventário e Vendas, o grupo pode agora gerir todos os processos numa única plataforma. Os relatórios operacionais gerados acrescentam um enorme valor, permitindo agora que a administração tome decisões informadas.


A vida com o Odoo

Para a Leirirede, a maior mudança foi a facilidade com que passou a alternar entre as diferentes tarefas das duas áreas de negócio. Além disso, os funcionários podem agora poupar tempo simplesmente eliminando tarefas repetidas e, como resultado, os volumes de vendas aumentaram, criando tempo adicional para a Leirirede desenvolver relações comerciais. A comunicação com clientes e fornecedores é agora mais fluída e integrada, facilitando a resposta rápida do grupo aos clientes.


A Arxi desempenhou um papel central no sucesso da transição da Leirirede para o Odoo. O grupo considerou a equipa da Arxi extremamente competente, fácil de trabalhar e sempre disponível para responder a questões e gerir expectativas. Para a implementação, a Arxi utilizou uma estratégia passo a passo, o que significa que as aplicações foram implementadas de acordo com as necessidades do negócio.​

Aplicações utilizadas

CRM

Vendas

Inventário

Contabilidade

 Faturação

Marketing

Connect+


  • Funcionários: 1000+
  • Utilizadores: 1000+
  • País: Bélgica


Unificar operações de franchises para poupar mais de uma hora por dia
A Connect+ é uma empresa de retalho que oferece a uma vasta rede de empreendedores as ferramentas que combinam os serviços de especialistas independentes com o poder da tecnologia digital. A empresa opera em várias indústrias, como eletrodomésticos, TI, e produtos de cozinha e casa de banho. Com uma equipa de mais de 1500 especialistas, o grupo fornece produtos e serviços em desconto, incluindo envio, armazenamento, marketing, administração, entre outros.

Alinhamento de vários franchises

O desafio enfrentado pela Connect+ consistia no facto de várias lojas da sua rede usarem o seu próprio software específico, criando assim uma falta de unificação entre eles. Para fornecer a sua rede com uma ferramenta comum, a Connect+ decidiu colaborar com o Odoo para criar o ConnectERP, uma solução completamente integrada direcionada para o retalho. 


O software contém várias aplicações incluindo um sistema de caixa registadora, Inventário, Compras, Vendas, Contabilidade, Apoio ao Cliente, Serviço de Campo, Subscrições e integrações EDI e API com outras soluções da Connect+ e vários fornecedores. Esta versão dedicada do Odoo é agora usada por mais de 100 lojas, todas sincronizadas entre si.


Além disso, a Connect+ está também a usar o Odoo na sua sede para diferentes operações, incluindo contabilidade, apoio ao cliente, website, vendas, entre outras.


O processo de transição

Com o ConnectERP, as lojas puderam gerir todos os processos antes, durante e depois das vendas: desde os prospetos até às ordens de compra e apoio ao cliente. Para implementar a solução num número tão vasto de lojas, o Odoo considerou cuidadosamente a metodologia utilizada e forneceu à Connect+ vários recursos, guias e tutoriais para facilitar uma transição suave e fluída. 


Poupar uma hora e meia por dia: o exemplo da JBSonic

A JBSonic é o exemplo perfeito do impacto do Odoo nas lojas da Connect+. O negócio operava anteriormente num outro software, que era muito mais lento e limitado, impactando as atividades diárias. Adicionalmente, geriam as vendas por email manualmente e o inventário em Excel. Estes processos obsoletos estavam a impedir a empresa de alcançar o seu potencial máximo e obter maior eficiência. Vários colaboradores Odoo e uma reunião presencial acompanharam a transição da JBSonic para o Odoo. Esta metodologia facilitou a implementação e resolveu diretamente os potenciais problemas. Desde que mudaram para o ConnectERP e automatizaram muitas das suas tarefas repetitivas, a JBSonic conseguiu poupar uma média de uma hora e meia por dia graças à sua solução Odoo.

Aplicações utilizadas

Studio

Website

Financeiro

Serviço de campo

 PoS

Compras

Odoo no Fabrico


Casio


  • Funcionários: 100+
  • Utilizadores: 30+
  • País: Emiratos Árabes Unidos


Localizada no coração de Tóquio, Japão, a Casio Computer Co. Ltd. é uma empresa multinacional que fabrica produtos eletrónicos. A sua linha de produtos abrange um vasto leque de produtos, incluindo instrumentos musicais, calculadoras, câmaras digitais, telemóveis, e relógios tanto analógicos como digitais.


Hoje, a Casio é conhecida por produzir produtos duráveis e de confiança, tendo uma presença global com várias sucursais por todo o mundo, incluindo nos Emirados Árabes Unidos e no Dubai.

Inicialmente, a equpoa do Dubai enfrentava vários desafios com tarefas como o armazenamento de dados, criação de relatórios, segmentação e análise, que eram feitas com recurso a folhas de cálculo. O marketing de SMS e e-mail eram feitos internamente sem qualquer ferramenta de difusão em massa ou análise adequadas. Além disso, o serviço de apoio ao cliente consistia apenas em responder a e-mails manualmente através do sistema de centro de serviços. Num esforço para agilizar as suas operações diárias, a empresa procura encontrar uma solução que pudesse responder aos seus desafios de forma eficaz.


Uma transformação 360º para alcançar novas alturas

A equipa Casio Dubai enfrentou os seus desafios e contactaram um parceiro local para implementar o Odoo.

As primeiras aplicações fulcrais recomendadas foram o CRM e o Apoio ao Cliente. O CRM veio substituir folhas de cálculo dispersas e outros ficheiros, levando à centralização dos dados. Esta transição não só preveniu perda de dados e imprecisões, como também garantiu a uniformidade nos formatos de recolha de dados. Esta nova visão melhorada sobre os clientes e prospetos permitiu à empresa segmentar o seu público em nichos através de um processo de filtragem de dados melhorado. 


A aplicação de Email Marketing veio substituir o antigo sistema de envio e agendamento de emails, introduzindo novas funcionalidades, como opções de auto-exclusão, rastreio de ligações e criação de relatórios. O módulo de SMS Marketing foi instalado paralelamente para cobrir um aspeto adicional do marketing, proporcionando à empresa uma só ferramenta para gerir todas as campanhas.


Para melhorar o seu apoio ao cliente, a Casio Dubai recorreu a esse mesmo módulo. A equipa passou a conseguir responder a emails diretamente a partir do Odoo, e criar várias respostas automáticas em línguas diferentes. Graças à natureza de integração das aplicações Odoo, a equipa começou a poder aceder a uma visão consolidade dos detalhes de todos os clientes, pedidos de informação e até categorizar comunicações para uma gestão mais fácil. 


A implementação geral do Odoo transformou as operações da Casio Dubai, dando à empresa uma maior capacidade de gestão de dados eficiente, segmentação de marketing e apoio ao cliente, e uma melhor base para o crescimento futuro.

Aplicações utilizadas

Marketing

Planeamento

Serviço de campo

Vendas

Strata Manufacturing


  • Funcionários: 500+
  • Utilizadores: 500+
  • País: Emiratos Árabes Unidos


A Strata Manufacturing, situada no próspero parque aeroespacial de Nibras Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, emergiu como líder na fabricação de estruturas e componentes aeronáuticos e aeroespaciais. A Strata criou parcerias fortes com produtores de aeronaves de renome, incluindo a Airbus, a Boeing e a Leonardo-Finmeccanica Aerostructures Division. Adicionalmente, a Strata atua como fornecedor de primeira linha para empresas como a Pilatus, a SAAB e a SABCA.


Abrir caminho para uma melhor eficiência

Assegurar uma segurança de dados robusta enquanto se maximiza a eficiência operacional tornou-se um objetivo crucial para a Strata. Para alcançar isto, a empresa procurou uma solução abrangente que desse resposta aos seus requisitos úncios. Uma abordagem complexa de gestão de recursos era imperativa para responder a necessidades operacionais de pequena e grande escala. Isto incluía uma gestão efetiva de funcionário, um acompanhamento do desempenho histórico das ações e o tratamento de pedidos de transferência eficientemente.


Criar uma solução coesa à medida

Depois de escolher o Odoo como nova solução, o projeto foi conduzido em direção aos objetivos estabelecidos. Depois de formar os utilizadores, a equipa focou-se numa transição fluída e contínua do sistema antigo, ao implementar um esquema dinâmico de bónus e promoções e, simultaneamente, desenvolver e customizar funcionalidades para responder a requisitos específicos. Numa segunda fase, todas as aplicações e processos foram adaptados de acordo com os regulamentos de processamento salarial dos EAU e otimizados para desempenho máximo. As aplicações de Despesas e Ausências foram adicionadas, consolidando todas as funções numa única solução integrada.


A Strata Manufacturing é um exemplo do poder transformativo do Odoo na agilização das operações, fortalecimento da segurança de dados, e na fomentação de relacionamentos duradouros. Ao abraçar a inovação e cultivar relações de colaboração, a Strata posicionou-se como líder da indústria, preparando-se para ainda melhores conquistas no futuro.

Aplicações utilizadas

Studio

Website

Financeiro

Serviço de campo

RH

Planeamento

Odoo na Alimentação


Invineo


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Bélgica


Transformar o mercado do vinho com o Odoo

A Invineo está  a revolucionar o mercado do vinho ao ir ao encontro da procura crescente de vinho-ao-copo na indústria de hospitalidade, ao desenvolver um dispensador de vinho inovador, inteligente e conectado. O dispensador mantém o vinho numa temperatura ótima e serve quantidades precisas determinadas pelo utilizador. Similarmente ao modelo Nespresso, a máquina usa cartuchos de dois litros de vinho que funcionam como cápsulas reutilizáveis.


Compreensão imediata das necessidades do cliente 

A Invineo colocou a digitalização no centro da criação do seu produto e procurou uma ferramenta igualmente digital que gerisse as suas operações de negócio. Quando um parceiro local lhes apresentou o Odoo, a Invineo alcançou necessidades específicas através de uma solução feita à medida com desenvolvimentos adicionais, permitindo-lhes conectar a solução ao seu dispensador.


Com o Odoo, a Invineo pode agora monitorizar e registar todas as funções e transações dos dispensadores na sua base de dados em tempo real. O software analisa as transações, quantidades, preços e consumos e fornece insights instantâneos das necessidades do consumidor. A empresa beneficia destes insights para desempenhar manutenção preventiva e preditiva nas máquinas de cada cliente.


Uma integração 360º para agilizar os processos

Para garantir a integração completa de todas as suas atividades, a Invineo usou o módulo de Produção do Odoo para organizar o engarrafamento do seu vinho. A aplicação de Inventário monitoriza não só o percurso dos tubos desde as instalações da empresa até ao cliente, como também todas as suas várias localizações. Os mecanismos de estimativa e previsão do Odoo criam um ciclo de consumo ideal, permitindo à Invineo e aos seus clientes gerir o seu lucro e definir as necessidades de consumo exatas das diferentes máquinas. Finalmente, o CRM do Odoo ajuda a Invineo a desenvolver a sua rede de clientes.


Conforme a Invineo embarcou na sua jornada Odoo, a empresa expandiu progressivamente a sua base de clientes, em correlação direta com o seu crescimento de negócio e evolução das necessidades. Ao integrar o Odoo em cada passo, a Invineo ganhou uma vantagem competitiva no mercado do vinho-ao-copo e está agora preparada para os desafios e sucessos do futuro.



"As vantagens de uma solução completamente digital passam pela possibilidade de leitura exata das necessidades dos nossos clientes a qualquer momento. Isto permite-nos implementar um mecanismo Just in Time, para que não se encomende demasiado vinho, mas exatamente a quantidade certa, e não se entregue demasiado vinho, mas apenas a quantidade necessária."

Thierry Tacheny • CEO e Fundador da Invineo


Aplicações utilizadas

Inventário

Website

Financeiro

Vendas

Produção

Planeamento

SV Group


  • Funcionários: 6000
  • Utilizadores: 6000
  • País: Suiça, Alemanha, Áustria


Redefinir experiências culinárias com o Odoo

A SV Group é uma empresa de gastronomia e gestão hoteleira com raízes suíças. Com mais de 6900 funcionários espalhados por três países, o compromisso da empresa é cultivar um espírito pioneiro e impulsionar a inovação na indústria.


Reconhecendo a importância da digitalização, a SV Group procurou uma solução que aumentasse a eficiência nos seus restaurantes, cafetarias e bistrôs. Assim, a empresa, com a ajuda de um parceiro local, implementaram e integraram todos os seus processos operacionais no Odoo, para garantir um fluxo de dados ágil e entregar uma experiência do utilizador excecional.

Do PoS à faturação

Antes de implementar o Odoo, os gerentes dos restaurantes viam-se obrigados a lidar com um panorama complexo de transações de PoS (Ponto de Venda), introduzindo dados através de vários pontos de entrada, o que levava a ineficiências. Com a integração do Odoo e os módulos feitos à medida, todos os dados das caixas registadoras convergem agora de forma fluída para a Contabilidade do Odoo. Isto oferece aos gerentes dos restaurantes insights em tempo real das vendas e receita. Esta nova visão geral ajudou a melhorar a satisfação do cliente, otimizar níveis de inventário e planear as encomendas de forma mais eficaz.


A SV Group  fatura despesas de consumo aos seus clientes, como negócios, escolas e instituições públicas. Estas entidades oferecem opções de refeição com descontos aos seus próprios clientes, que usam cartões recarregáveis para pagar as suas refeições. Este fluxo complexo levava a um processo de faturação moroso. Para responder a este desafio, o parceiro Odoo personalizou as soluções base do software para as alinhar de forma contínua e ágil com os fluxos de trabalho da SV Group, através de desenvolvimentos à medida. O resultado foi uma integração simplificada e contínua de dados financeiros no Odoo, permitindo uma faturação de despesas automatizada e precisa e descontos no fim de cada mês.


Revolucionar o planeamento de menus de forma sustentável

Por último mas não menos importante, o ganho de clareza e precisão de dados revolucionou também o planeamento de menus para a empresa. Os gerentes dos restaurantes têm agora acesso a um repositório de mais de 6000 receitas, completas com especificações de ingredientes, considerações de saúde e rotulagem nutricional obrigatória. Isto poupa tempo e garante também os maiores padrões culinários, oferecendo uma excelente variedade de opções.


No geral, a jornada de digitalização com Odoo otimizou significativamente a eficiência da SV Group em todas as operações, passando pela produção, logística, preparação e financeiro, enquanto também elevou a experiência de utilizador para todos os stakeholders.



Aplicações utilizadas

Inventário

Website

Financeiro

Produção

RH

Planeamento

Odoo na Ciência e Saúde


iDeal iDea


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Arábia Saudita


A iDeal iDea é uma empresa árabe-saudita pioneira na indústria da distribuição de equipamento médico. A empresa estabeleceu-se como líder de mercado ao entregar produtos e serviços excecionais.


A iDeal iDea procura revolucionar a aquisição de equipamento médico e acessórios através de tecnologia de ponta e uma abordagem centrada no cliente, oferecendo preços competitivos e garantindo o profissionalismo.

Para melhorar a sua eficiência operacional, a iDeal iDea uniu-se com o Odoo para implementar um sistema poderoso. Esta parceria revolucionou vários aspetos das operações de negócio da empresa. A adoção do Odoo representou um passo significativo na jornada da iDeal iDea em direção a fluxos de trabalhos melhorados e processos alavancados. 


Ultrapassar desafios e alcançar eficiência

A iDeal iDea enfrentava obstáculos nas operações de vendas, faturação e gestão de prospetos devido a um sistema desarticulado que causava erros, falhas de prazos e oportunidades de venda perdidas. O Odoo trouxe melhorias significativas, incluindo a fácil criação de cotações, a conversão otimizada de prospetos e a gestão automatizada de tarefas.


Além disso, o Odoo ofereceu a capacidade de uma gestão financeira abrangente, diários contabilísticos automatizados, faturação eficiente e opções extensivas de criação e análise de relatórios, garantindo pagamentos a tempo e registos financeiros exatos. Gerir os RH e processamento salarial deixou também de ser um desafio com o Odoo e os seus processos simplificados. 


O leque abrangente de ferramentas e funcionalidades do Odoo permitiu à iDeal iDea ultrapassar os seus vários desafios, podendo focar-se em atividades de negócio centrais, oferecer um serviço ao cliente excecional e estabelecer-se como um pioneiro no fornecimento de soluções profissionais e eficientes na indústria de equipamento médico.

Aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

RH

Compras

BioWin


  • Funcionários: 250
  • Utilizadores: 30
  • País: Bélgica


A BioWin é um grupo colaborativo que promove a inovação e desenvolvimento económico no setor da saúde na Valónia, Bélgica. O grupo procura impulsionar o crescimento e inovação da indústria ao promover ações de desenvolvimento e pesquisa, transferência tecnológica, partilha de conhecimentos e empreendedorismo.


Ao fornecer uma plataforma para networking e parcerias, a BioWin permite que os seus membros trabalham em conjunto em direção a objetivos comuns. O foco do grupo na inovação e empreendedorismo está a ajudar a posicionar a região da Valónia como um líder global de inovação na saúde, impulsionando o crescimento económico e tornando a região um centro da inovação na saúde.

Adeus à fragmentação e olá à eficiência

A BioWin já usava Odoo há alguns anos como uma base de dados de contactos e projetos. Ainda assim, confiavam noutros softwares como o Mailchimp e o Eventbrite para ações de marketing e comunicação. Isto levava a um fluxo de trabalho fragmentado, com muita codificação manual e a necessidade de gerir vários sistemas de software. A BioWin reconheceu a necessidade de uma solução tudo-em-um para simplificar as suas operações e poupar tempo em ações repetitivas e manuais. Assim, o grupo decidiu confiar no Odoo, recorrendo a um parceiro local.


Uma solução abrangente

Os objetivos primários da implementação odoo incluiam gerir o fluxo de membros do início ao fim, automatizar o seguimento de faturas e otimizar as ações de marketing e comunicação. Este processo começava com um pedido de formulário web, passava pelo fluxo de CRM - permitindo a criação de contactos -, e acabava a criar uma subscrição. 


Na segunda fase, a BioWin tencionava automatizar as suas atividades de marketing e comunicação ao substituir os softwares anteriores por módulos do odoo, como o CRM, Projeto, Website e Email Marketing. Ao implementar estes módulos Odoo, a BioWin pode alimentar automaticamente a sua base de dados integrada de contactos. Isto permite uma segmentação eficiente e um melhor uso dos contactos para as operações de negócio.


O Odoo permitiu à BioWin dizer adeus à fragmentação e olá à eficiência. A solução abrangente simplificou os processos, poupou tempo em tarefas manuais e facilitou a automação do seguimento de faturas. A BioWin pode agora alavancar as suas operações e beneficiar da sua nova solução para impulsionar o crescimento e inovação na indústria da saúde na Valónia.

Aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

RH

Compras

Odoo em Serviços


Wavestone


  • Funcionários: 4000
  • Utilizadores: 4000
  • País: Europa, EUA, Ásia


A Wavestone é uma firma de consultoria cuja missão é guiar e informar empresas nas suas transformações estratégicas. Sediada na Europa, Estados Unidos e Ásia, a empresa tem mais de 4000 colaboradores espalhados pelo mundo que aconselham os seus clientes internacionais da melhor forma possível.


Com mais de 30 anos de experiência, a empresa adquiriu uma grande visão e conhecimento sobre serviços financeiros, indústria, bens de luxo e setores energéticos.

Quando a customização dificulta a solução 

A colaboração da Wavestone com o Odoo começou em 2011através de um parceiro. Na altura, a empresa usava o Odoo 6 e optou por um sistema extremamente customizado, sendo que apenas 20% do código era de base Odoo. Esta abordagem não permitia nenhuma flexibilidade, era demasiado lenta e não se adaptava às necessidades de negócio da firma. Assim, a Wavestone abordou o Odoo diretamente uns anos mais tarde e foi confrontada com uma escolha: ou migrar a sua base de dados inteira e manter a customização desatualizada ou começar de raiz. A equipa escolheu a última opção e no espaço de um ano e meio, o sistema estava em produção.


Dar um passo atrás para poder dar um salto em frente

Ao reduzir o código customizado de 100 mil linhas para apenas 25 mil, a base de dados ficou com apenas 25% de desenvolvimentos customizados, o que tornou o sistema mais fluído, ágil e adaptado às necessidades na medida certa. O Odoo conseguiu aumentar o valor acrescentado da Wavestone ao melhorar vários aspetos do seu sistema de gestão. Por exemplo, ao reduzir as anteriores 720 mil posições fiscais para apenas 36.


Os primeiros 500 utilizadores foram implementes após apenas dez meses. Seis meses depois, mais 3000 utilizadores embarcaram na solução. O Odoo enfrentou com sucesso o principal desafio de manter um bom nível de desempenho do sistema com todos os utilizadores a trabalhar simultaneamente na mesma base de dados. A empresa tem agora uma monitorização e compreensão clara dos seus diferentes projetos enquanto mantém tudo integrado. 


Anos depois, a Wavestone mantém-se satisfeita com as múltiplas vantagens da solução do Odoo. As funcionalidades revolucionárias "multi-empresa" e "multi-moeda" foram ao encontro das necessidades da Wavestone e da sua natureza internacional, enquanto ajudavam a empresa a expandir-se e crescer cada vez mais. 


Com valores partilhados de satisfação do cliente e desenvolvimento dos funcionários, a Wavestone viu no Odoo o parceiro perfeito para potenciar a sua eficiência e promover a sua cultura única.

Aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

RH

Compras

Sieu Viet Group


  • Funcionários: 250
  • Utilizadores: 100
  • País: Vietnam


Aumento de 40% de produtividade, 100% satisfação num grupo de consultoria de RH

O Sieu Viet Group é um parceiro de recrutamento líder, servindo mais de 700 mil negócios na cidade de Ho Chi Minh e Hanoi.


Pioneiros no setor de serviços de recursos humanos, o grupo opera quatro websites de procura de emprego, atraindo mais de 10 milhõess de currículos e 50 milhões de visitantes diariamente.

Uma empresa em crescimento com recursos dispersos

Conforme o grupo expandia, uma ferramenta eficiente de planeamento de recursos tornou-se essencial. A colaboração entre departamentos representava um desafio considerável, com as equipas a trabalhar em diferentes plataformas e a seguir prazos de trabalho individuais. Para as equipas, coordenar esforços e manterem-se atualizados quanto ao seu progresso era cada vez mais difícil. Além disso, o software de contabilidade desatualizado que usavam prejudicava outras tarefas administrativas, como a gestão de pacotes de serviços nos vários websites do grupo.


Aumentar a eficiência em 40%

O Sieu Viet Group procurou a experiência de um parceiro local Odoo, para implementar uma solução integrada.


Num espaço de três meses, a equipa parceira customizou e implementou os módulos de CRM, Vendas, Contabilidade, Studio, Aprovações e Inventário, culminando numa implementação bem sucedida que revolucionou as operações de negócio e resultou numa redução incrível de 60% em tarefas manuais e um aumento de 40% da produtividade dos funcionários.


Esta transformação foi alcançada através de vários fatores-chave: comunicação ágil e fluída, acompanhamento em tempo real de envios, encomendas e inventário, processo de decisão mais fácil e alavancagem das equipas de marketing e operações.


Uma aplicação customizada de Contabilidade melhorou significativamente os processos de gestão de ficheiros contabilísticos, permitindo às equipas de Contabilidade gerar até 200 faturas simultaneamente e integrá-las de forma fluída na sua base de dados. Além disso, a conformidade com os regulamentos vietnamitas foi garantida, automatizando a criação de relatórios e as ações que eram antes feitas manualmente. Ao abraçar a inovação, o grupo Sieu Viet estabeleceu um novo patamar na indústria do recrutamento, revolucionando a forma como os negócios e os candidatos a emprego se conectam e prosperam.



"O Sieu Viet Group visa liderar a revolução digital da indústria do recrutamento. Estamos dispostos a correr o risco de perdas de lucro a curto prazo em prol de um sistema avançado com maior eficiência e recursos otimizados que beneficiam a nossa equipa, clientes, e utilizadores a longo prazo"

Ong Xuan Minh • CEO do Sieu Viet Group

Aplicações utilizadas

Planeamento

Studio

Vendas

Financeiro

Odoo na Educação


Governo de Portugal


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Portugal


Substituir 150 aplicações em menos de dois anos

A missão do Ministério da Educação português é garantir o desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias de educação em todo o país.


Os seus objetivos principais passam por fornecer educação de alta qualidade e oportunidades de formação a todos os cidadãos, promovendo a igualdade e exponenciando o sistema de educação do país.

O Ministério da Educação procura estabelecer um sistema abrangente e inclusivo que atende às necessidades de estudantes de todos os níveis de educação, desde a infância até ao ensino superior. O seu foco está na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia e enconrajando a inovação na educação.


Em 2011, o Ministério decidiu transitar para o Odoo, de forma a centralizar todas as suas atividades.


Corte de despesas em 50% num ano

Durante a implementação, o Odoo veio substituir os 150 sistemas diferentes (cada um com uma funcionalidade específica) que eram usados pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Este desafio foi superado com sucesso graças à natureza customizável das aplicações Odoo e ao desenvolvimento de novas aplicações, substituindo gradualmente os programas antigos.


Devido ao uso extensivo, alguns módulos internos exigiram mudanças de acordo com as necessidades. Estes ajustes escaláveis permitiram ao Odoo lidar de forma eficaz com o processo de alocação de professores do Governo Português, que é um dos processos mais complexos e críticos, envolvendo mais de 350 mil utilizadores. As aplicações de recursos humanos do Odoo desempenharam um papel significativo nesta conquista.


Como resultado da transição de vários programas para o Odoo, o ministério reduziu os seus custos com software em 50%. O uso do Odoo Community, a versão grátis do Odoo, reduziu consideravelmente os custos e despesas com contratos de manutenção e suporte.


Ao invés de suportar múltiplas ferramentas, o Ministério da Educação precisa agora apenas de alguns desenvolvedores Odoo para manter a solução. Além disso, o Ministério tem agora ao seu dispor uma plataforma muito mais rápida do que a maioria das ferramentas usadas anteriormente.

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

RH

PoS

Morgan International


  • Funcionários: 100
  • Utilizadores: 30
  • País: Líbano


A Morgan International, uma prestadora de serviços global na área da educação e formação profissional, tem vindo a capacitar profissionais nos últimos 25 anos. Com uma forte presença em 32 localizações por todo o mundo, a Morgan oferece formação profissional contínua, certificações, diplomas e workshops, abrangendo sete indústrias. Conforme a marca se expandia, a Morgan enfrentou desafios significativos com o seu software desatualizado que não conseguia acompanhar o crescimento da empresa.


A migração da sua extensa base de dados para um novo sistema parecia assustadora. Porém, ao trabalhar de perto com um parceiro Odoo local, a empresa enfrentou com sucesso os obstáculos e preparou-se para uma implementação completa do Odoo. 

Uma solução para necessidades específicas

Inicialmente, a Morgan International partiu à descoberta de um solução de Automação de Marketing. Porém, ao descobrir a vasta oferta de aplicações do Odoo, a organização decidiu implementar um sistema completo integrado que cobrisse todas as necessidades operacionais.


A implementação abordou as necessidades e requisitos das diferentes regiões. Foram feitas várias customizações, como a localização de documentos em inglês, árabe, espanhol e francês. Além das localizações, foram também implementadas funcionalidades personalizadas de migração de dados e de contabilidade, como balanços contabilísticos personalizados e termos de pagamento. Foram criados vários websites de eCommerce sobre um único domínio, com dados, métodos de pagamento, taxas e estruturas de preço únicos. 


A implementação incluiu também uma automação para gerar tópicos de aula baseados em tópicos predefinidos e a criação de redirecionamentos 301 nos websites para lidar com hiperligações antigas. Para melhorar as suas operações, a Morgan International integrou várias apps, desde o Marketing ao eLearning, incluindo elementos como certificados de marca, processamento salarial dos formadores e relatórios de contas da empresa.


Com o pacote integrado de aplicações do Odoo, a Morgan International sofreu uma mudança revolucionária em várias áreas da sua organização. Esta mudança capacitou a empresa para ultrapassar bloqueios operacionais e abrir caminho para alcançar os seus objetivos ambiciosos de crescimento dentro da indústria da educação.

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

RH

PoS

Odoo em Finanças


KPMG


  • Funcionários: 200.000
  • Utilizadores: 100
  • País: Mundial


Reformular o mundo da contabilidade

A KPMG é uma firma de contabilidade internacional que opera em mais de 150 países e emprega mais de 200 mil pessoas. A empresa visa servir negócios, governos, organismos do setor público e ONGs, independentemente do seu tamanho.


A empresa foca-se em trazer o melhor serviço possível  aos seus clientes e cultivar a confiança do público através da transparência das suas ações e comportamentos. Para o fazer, a KPMG precisava de um parceiro de confiança que percebesse os seus objetivos e fosse capaz de fornecer tecnologia de ponta. O Odoo foi escolhido pelo renome do seu módulo de contabilidade.

Alavancar o software de contabilidade

O sistema de contabilidade anterior da KPMG não cumpria os requisitos e padrões da empresa. Com a implementação do Odoo, a firma tem agora uma plataforma única e integrada, que facilita a comunicação fluída com os seus clientes e permite a colaboração entre departamentos.


Adicionalmente, a combinação de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e inteligência artifical que o Odoo oferece ajuda a KPMG a poupar tempo e recursos, reduzindo o número de tarefas repetitivas. Os funcionários podem agora focar-se em fornecer serviços em tempo real de contabilidade que acrescentam valor aos seus clientes.


A criação e análise de relatórios foi melhorada com a sincronização automática de dados contabilísticos e folhas de cáculo em tempo real. 


Integrações que poupam tempo e conexões poderosas em todo o lado

A firma utiliza também o módulo de Vendas para criar modelos de fatura de forma rápida e ágil e distribuí-los em segundos. No passado, a KPMG usava CODA para obter extratos bancários eletrónicos. Agora, com a conexão integrada PSD2 (Diretiva de Serviços de Pagamento 2) do Odoo, a empresa tem acesso a dados de bancos globalmente, bem como a atualizações automáticas a cada 4 horas.


Graças ao Odoo, a KPMG tem finalmente a capacidade de ajudar as empresas a alcançar o seu potencial máximo e focar-se no seu negócio central sem qualquer fardo administrativo. Acima de tudo, os clientes da KPMG têm agora acesso a contabilidade em tempo real, aumentando ainda mais o seu valor de negócio.


"Graças ao OCR e inteligência artifical do Odoo, agora demoramos menos de três horas a fazer um trabalho que antes demorava dois dias e meio."

Bea Binst • Diretora da KPMG Bélgica

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Studio

Financeiro

Vendas

Mastercard


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Multinacional


Redução do tempo de processamento de um mês para três dias

A Mastercard Transaction Services é uma sucursal da Mastercard que se especializa em inovar pagamentos transfronteiriços para parceiros específicos registados. Visa ser uma solução mais barata, rápida e transparente para transferências em moedas diferentes.

Quando os processos dificultam a escalabilidade

A sucursal enfrentava desafios de eficiência face à integração de novos parceiros financeiros. Como o processo era feito manualmente, tornava-se moroso, demorando por vezes até um mês, o que atrasava todos os outros processos, impactando as equipas e comprometendo a sua escalabilidade. A empresa chegou a um ponto em que repensar a sua forma de trabalhar se tornou crucial. Para embarcar nesta jornada, contaram com o apoio de um parceiro local na implementação do Odoo.


Customizações para responder a necessidades específicas

O maior desafio foi criar uma nova ferramenta que integrasse e centralizasse vários processos complexos que estavam inicialmente divididos em diversas plataformas. Para o fazer, foi proposta uma solução Odoo costumizada, que respondesse a todas as necessidades da Mastercard Transaction Services


Um dos pontos principais abordados foi a rigidez do fluxo de aprovações. Para automatizar este processo da melhor forma possível, decidiu-se permitir automaticamente certos métodos de pagamento dentro de limites pré-definidos (quantia transferida, número de transações diárias, remetente, destinatário, etc.) e assinalar automaticamente transações incomuns para validação manual. Para o fazer foram criadas duas aplicações customizadas, que permitiam comunicar um grande conjunto de informação do Odoo para o sistema central da Mastercard e manter as transações diárias atualizadas.


Processos que demoravam meses passaram a ser feitos num piscar de olhos, desde a transferência de parceiros financeiros até ao processamento de pagamentos complexos. Graças à solução customizada do Odoo, os processos foram reduzidos de um mês para três dias!


"Existe um momento em que qualquer empresa em crescimento precisa de dar um passo atrás e rever os seus processos e modo de funcionamento.

[Na Mastercard Transaction Services] tínhamos chegado a um ponto em que não conseguíamos escalar eficientemente, economicamente e rápido o suficiente [...]. O Odoo foi escolhido devido à sua flexibilidade e custo-benefício." 


Algumas aplicações utilizadas

Marketing

Studio

Vendas

Odoo na Construção


EnviroBuild


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 40
  • País: Inglaterra


Chegar ao potencial máximo da construção com o Odoo

A EnviroBuild foi fundada em 2015 e, desde então, a empresa cresceu rapidamente, estabelecendo-se como fornecedora líder de materiais de construção sustentáveis ​​no Reino Unido e expandindo a sua base de clientes para incluir empresas e consumidores por toda a Europa.


​Além de oferecer uma ampla gama de materiais de construção sustentáveis, a EnviroBuild também fornece consultoria especializada e orientação aos seus clientes, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre os seus projetos de construção e reduzir o seu impacto ambiental.


No geral, o compromisso da EnviroBuild com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente ajudou a empresa a crescer e prosperar num mercado competitivo, atraindo uma base de clientes fiéis e ganhando o reconhecimento de especialistas e organizações do setor.


Principais desafios

A EnviroBuild enfrentava vários desafios nas suas operações diárias, incluindo dificuldades em gerir o seu stock, processos de vendas e relatórios financeiros. Além disso, a falta de integração entre os diferentes departamentos e sistemas levava a ineficiências no seu fluxo de trabalho. O uso ineficiente dos recursos do Odoo - que tinha sido anteriormente implementado de forma não-otimizada por um parceiro Odoo -, o sistema desarticulado de contabilidade, o controlo sem restrições e a dependência de um sistema externo de gestão de armazém eram grandes obstáculos. 


Simplificar e formar - a solução 

A solução passou primeiramente por demonstrar à empresa o vasto leque de funcionalidades oferecidas pelo Odoo, sublinhando de que forma o software poderia servir como uma solução única e integrada para as operações da Envirobuild. Com a confusão e frustração extinguidas, a empresa começou assim a analisar e, posteriormente, simplificar todos os seus processos, eliminando ineficiências. Isto resultou num processo mais suave e simples, permitindo operações mais eficientes e eficazes e exponenciando o desempenho e alcance de objetivos da empresa.


Além disso, também as operações financeiras foram simplificadas, através do sistema de gestão financeira integrado da Odoo, que eliminou a necessidade de um programa de terceiros. Isto permitiu uma gestão mais eficiente, consistente, precisa e com menos erros ou discrepâncias.


Para ultrapassar o desafio de controlo sem restrições, foi oferecida à EnviroBuild uma solução customizada que diferenciou de forma eficaz os vários utilizadores dentro do Odoo, a nível de restrições e permissões. Apenas alguns utilizadores ficaram com a capacidade de gerir recursos críticos e fazer decisões chave.


A EnviroBuild implementou o módulo de gestão de inventário do Odoo, instalou leitores de códigos de barras e exponenciou o seu primeiro armazém, com a colaboração do seu novo parceiro de implementação Odoo. Com a implementação deste módulo, combinado com os leitores de códigos de barras, a EnviroBuild criou um sistema centralizado de gestão de inventário interno, que lhe permitiu controlar níveis de inventário, gerar ordens de compra e gerir movimentos de stock no seu armazém, de uma forma mais eficiente, precisa e livre de erros.



Solução 360º otimizada

Com o apoio do parceiro de implementação, a EnviroBuild conseguiu maximizar os benefícios do Odoo, desde operações financeiras simplificadas até o estabelecimento de um sistema de acessos controlado, permitindo que a empresa dê respostas aos seus maiores desafios de forma eficaz e eficiente. A experiência e compromisso do seu parceiro Odoo na entrega de soluções customizadas, permitiu à EnviroBuild melhorar significativamente as suas operações de negócio, posicionando-se para um sucesso de longo prazo.


O Odoo transformou as nossas operações de negócios, permitindo-nos simplificar as nossas tarefas diárias e melhorar a produtividade. Ficamos impressionados com a interface amigável e os recursos abrangentes do Odoo, e a experiência e orientação do nosso parceiro fizeram toda a diferença. Eles entenderam as nossas necessidades exclusivas e foram capazes de fornecer soluções personalizadas que nos ajudaram a aproveitar todo o potencial do Odoo. A sua atenção aos detalhes, relatórios de projetos e capacidade de resposta tornaram o processo de implementação fácil e eficiente. Recomendamos o Odoo a qualquer empresa que esteja à procura de uma solução completa.

James Brueton • Diretor-Gerente da EnviroBuild

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Compras

Financeiro

Vendas

RH

Website

Screens R Us


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 10
  • País: Nova Zelândia


A Screens R Us é um fabricante e prestador de serviços especializado na instalação e manutenção de projeto de portas e tela de segurança personalizadas.


Antes da transformação digital com o Odoo

Em 2021, chegou à Screens R Us uma nova gestão que estava ansiosa para digitalizar todos os processos baseados em papel que impediam a eficiência das equipas de vendas e fabricação.


Sem o suporte de ferramentas profissionais de gestão de negócios, a Screens R Us fazia marcações de visitas através de chamadas telefónicas enquanto inseria as credenciais dos clientes em formulários de papel antes de os digitalizar em documentos on-line.


Se estivessem no local, os comerciais teriam que desenhar e registar todos os detalhes do produto, incluindo tamanho, material e localização das portas numa folha de trabalho e digitalizá-la para compartilhar as informações com as equipas nos escritórios e armazéns. Como era de prevêr, a dependência de registos em papel levou a erros manuais, como falhas de stock, que necessitava de visibilidade e atualizações em tempo real.


Depois de explorar várias ferramentas, a administração decidiu otimizar os seus processos com o Odoo pelo facto de haver a possibilidade de gerir a empresa com uma visão 360º de forma integrada - Projetos, CRM, Website, Funcionários e Contabilidade e Finanças da empresa, ao mesmo tempo que melhoraram os processos de fabricação e gestão de stock.


Uma melhor experiência para o funcionário e para o cliente

A Screens R Us procurava a digitalização e a centralização de dados para gerir todos os aspetos do negócio com uma interface intuitiva e visualmente apelativa e simplificada.


Com as aplicações de Website, CRM e Projetos integrados, todas as informações do cliente são partilhadas entre os módulos assim que uma visita seja agendada, reduzindo todo o esforço manual e o tempo gasto na entrada de dados.


O Odoo permitiu à equipa de vendas uma melhoria significativa no seu trabalho diário. Isto deve-se ao desenvolvimento personalizado do Odoo para integração com o Google Maps na aplicação de Field Service (Aplicação do Odoo para serviço de campo).


Depois de ser agendada uma visita através do website, os comerciais conseguem localizar a localização da lead com precisão e marcar as suas visitas de acordo com as localizações e as disponibilidades no calendário - isto não teria sido possível sem a integração do Odoo Field Service, Website, CRM e Calendário.


Neste momento os funcionários no local utilizam o módulo de fabrico do Odoo para recolher dimensões, características e pormenores de instalação, com a função de caixa de desenho personalizada mantendo um registo de todos os desenhos ou marcações adicionais para que a equipa de fabricação consiga ter um acesso facilitado a todos os dados do projeto.


Esta atualização contribui não apenas para reduzir o desperdício de papel, mas também para a precisão e otimização na prestação dos serviços. Todas as folhas com formulários em papel com possíveis erros manuais foram traduzidas para dados centralizados e colocados online. 


Para além disto, as atualizações em tempo real entre todas as aplicações do Odoo também ajudam a Screens R Us a ter uma visão completa de todas as atividades da empresa de uma forma integrada e com atualização em tempo real. Por exemplo, torna-se possível organizar o stock com uma visão geral clara na aplicação de Inventário que evita o excesso ou rotura de stock.


Desta forma, a experiência do cliente também é otimizada. Por exemplo, em vez de vários orçamentos, os clientes da Screens R Us agora recebem um orçamento com uma variedade de itens recomendados pela equipa. O cliente pode selecionar as opções que desejam e confirmar o carrinho de compras para criar um pedido através do portal do cliente. Novamente, graças à integração entre módulos, todas as credenciais do cliente e informações relacionadas registadas pela equipa no local são automatizadas e transferidas para o pipeline de fabricação.


Com os olhos postos no futuro

O Odoo ajudou a Screens R Us a garantir uma melhor resposta ao cliente e, ao mesmo tempo, melhorar a jornada e a eficiência dos funcionários com um fluxo de trabalho simplificado que os posiciona para o sucesso contínuo e a inovação no mercado de segurança doméstica.

Algumas aplicações utilizadas

Website

Compras

Financeiro

Vendas

Planeamento

CRM

Odoo na Tecnologia


Ucamco


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Bélgica


Melhorar a qualidade dos serviços ao cliente

Tendo mais de 25 anos de experiência em engenharia, a Ucamco é um fornecedor líder de soluções de hardware e software inovadoras para a indústria de fabrico de eletrónica. A sua experiência reside em software CAM (produção auxiliada por computador), gravação a laser e geradores de imagem direta com base em LED. A Ucamco opera globalmente, com presença na China, Taiwan, Coreia, Japão e os Estados Unidos da América, com sede na Bélgica.


A Ucamco enfrentava o desafio de ir ao encontro das necessidades em evolução dos seus negócios, enquanto operavam numa indústria muito específica e procuravam melhorar a sua produtividade. Apesar dos seus softwares anteriores ao Odoo serem estáveis e fiáveis, eram incapazes de sustentar o nível desejado de produtividade e conveniência durante a fase de crescimento da empresa. Adicionalmente, a gestão da integração entre as várias ferramentas exigidas pelas operações diárias era um desafio.


Graças ao poder do Odoo, a Ucamco ultrapassou estes desafios com sucesso, com o apoio de um parceiro Odoo local. A empresa enfatizou continuamente o seu foco na melhoria da usabilidade das suas ferramentas de gestão e começou a poder gerir de forma eficaz todos os departamentos e processos da empresa. Além disso, o armazenamento de dados e a gestão de licenças de software tornou-se mais ágil graças ao fácil uso da API do Odoo. Hoje em dia, o Odoo é o repositório central do Odoo e a empresa tem planos de utilizar cada vez mais faturas num futuro próximo.


Maior eficiência geral

O Odoo melhorou de forma significativa a eficiência dos funcionários da Ucamco nas várias operações de campo. O software permitiu um melhor planeamento de serviços de intervenção, uma criação automática de notas de inspeção, uma gestão e planeamento ágeis dos custos de deslocações e um processamento simplificado de notas de despesa. A qualidade dos serviços oferecidos foi aumentada através de uma base de dados limpa, uma menor introdução de dados e uma rastreabilidade de ponta a ponta. A logística também sofreu melhorias, com uma maior flexibilidade nas entregas, tratamentos de encomendas automatizados e alocação dinâmica de chaves de software. Adicionalmente, as operações de marketing beneficiaram de prospetos melhorados e uma melhor gestão de clientes.

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Compras

Financeiro

Vendas

RH

Serviço de campo

Capture Hong Kong Limited


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 10
  • País: Hong Kong


A Capture Hong Kong Limited oferece os melhores serviços de digitalização do mundo. Depois de estabelecerem a sua primeira atividade nos Estados Unidos, a empresa abriu um sucursal em Hong Kong. Tendo ajudado mais de 20 milhões de famílias a digitalizar as suas memórias analógicas, a empresa foca-se em preservar as conexões que mais importam.


Graças a uma parceria com o Google Photos, os clientes têm uma maneira fácil e segura de armazenar os seus conteúdos digitalizados. A Capture Hong Kong Limited visa ser pioneira nesta indústria, conforme a forma como as pessoas vêem as fotografias evolui através de soluções cloud e outras.

Encontrar um parceiro no crescimento

Para tirar proveito das oportunidades de mercado em Hong Kong, a Capture HK procurava uma solução integrada para começar a sua atividade da melhor forma possível desde o primeiro dia.

Algumas aplicações utilizadas

Website

Compras

Financeiro

Vendas

Produção

Inventário

Odoo na Logística e distribuição


BVC Logistics


  • Funcionários: 1200
  • Utilizadores: 1000
  • País: Índia


Transformar a gestão de inventário

A BVC Logistics é líder do mercado nacional no serviço de logística, fornecendo mais de 40% do comércio de diamantes e jóias da Índia. Ao longo das últimas seis décadas, a BVC Logistics foi pioneira em ofertas críticas em setores de nicho, tendo sempre em mente a necessidade de ser ágil e localmente relevante.


Com a visão de se tornar um parceiro de logística integrada preferido e de renome mundial, a empresa mantém a sua posição de topo ao concentrar-se em novas tecnologias.


Sempre que pensar num sistema de gestão de inventário para a sua empresa, pense em Odoo

Sameer Satam • Gestor Sénior na BVC Logistics


A BVC Logistics satisfaz o seu enorme número de clientes através de mais de 60 escritórios em 42 cidades. Recentemente, a empresa transformou a sua forma de gerir o inventário adotando o Odoo. Com o Odoo, a BVC Logistics tem agora um conhecimento profundo do seu inventário e é capaz de colaborar e estabelecer ligações com os seus clientes.


Rápido, seguro e eficiente com o Odoo

No mundo atual, que está em rápida e constante mudança, o tempo e a segurança são mais importantes do que nunca. Por isso, a BVC Logistics estabelece padrões de referência ao fornecer uma entrega rápida de produtos com o mais alto padrão de segurança e ao apresentar serviços personalizados de valor acrescentado a cada cliente. É por isso que a BVC Logistics começou a utilizar o Odoo para a gestão de stocks e inventários dos seus clientes de metais preciosos.


Enquanto a BVC Logistics fornece soluções que vão desde o comércio eletrónico até à expedição B2B,  o Odoo acompanha o ritmo da empresa ao manter o controlo de cada unidade com uma poderosa gestão de stocks, cumprimento de encomendas e controlo de inventário. O software desenvolvido internamente que a empresa possuía anteriormente não conseguia recolher informações sobre os clientes e a falta de atualizações de inventário em tempo real causava muitas vezes um grande desperdício de esforços. Com o Odoo, cada um dos dados do cliente é armazenado onde as equipas de armazém podem aceder fácil e rapidamente.


O parceiro Odoo que acompanha a BVC Logistic acrescenta constantemente valor à empresa, fornecendo informações sobre as capacidades do sistema. Este apoio excecional ao cliente é uma das muitas razões pelas quais a BVC Logistics admira o Odoo em relação a outras tecnologias ERP. "Eu nunca vi um suporte contínuo ao cliente como o da Odoo. É espantoso," disse Sameer Satam, Gestor Sénior na BVC Logistics.


Entregas futuras planeadas com antecedência

A BVC Logistics elogiou a interface fácil e intuitiva do Odoo, que os ajudou a organizar o seu inventário em minutos. "A interface do Odoo é tão simples que qualquer pessoa pode usá-la com o mínimo de treinamento", disse Sameer. Isto diminui enormemente o tempo necessário para a gestão, alterações e actualizações do inventário. Proporcionar uma experiência de gestão de inventário sem problemas requer o sistema certo; é por isso que a BVC Logistics e a Odoo são parceiros perfeitos.

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Les Parquets du Monde


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Bélgica


Uma nova solução para um novo crescimento

A Les Parquets du Monde é uma empresa belga que se especializa na distribuição e retalho de pavimentos de madeira e produtos de manutenção, como óleos, cera, etc.


A empresa oferece uma vasta oferta de opções de pavimentos de madeira, aluguer de equipamento de polimento, e serviços de instalação. A empresa está sediada em Etterbeek e trabalha tanto com parceiros especializados como com clientes privados.

Conforme o negócio evoluiu, a empresa desenvolveu diferentes aplicações para gerir vendas, alugueres, ecommerce e faturação. Porém, cada aplicação operava independentemente e não oferecia uma visão abrangente do cliente e das suas necessidades. Adicionalmente, não havia um sistema de gestão de inventário implementado.


Estes desafios dificultavam o desenvolvimento da empresa e resultavam na frustração dos funcionários, afetando a qualidade dos serviços fornecidos. Em resposta, a Les Parquets du Monde decidiu mudar para Odoo pelas suas capacidades de omnicanal.


Garantir a sustentabilidade da empresa

Com o Odoo, o objetivo era melhorar a qualidade do serviço de cliente, agilizar tarefas administrativas e preparar a empresa para o futuro. Ao adotar novas ferramentas, a Les Parquets du Monde visava criar novas oportunidades e melhorar as taxas de fidelidade do cliente.


Com a abordagem omnicanal do Odoo, a empresa pôde começar a gerir vários canais de vendas, como vendas de balcão, vendas B2B e aluguer de equipamentos. As integrações entre os módulos permitiu uma visão centralizada das atividades dos clientes e facilitaram uma melhor comunicação entre departamentos.


Além disso, o Odoo, em colaboração com um parceiro local, desenvolveu conectores do Woocommerce e Exact, permitindo à Les Parquets du Monde continuar a usar as suas aplicações anteriores para vendas online e contabilidade. Estas integrações correm fluidamente, e toda a informação é facilmente transferida entre softwares.


Por fim, a empresa implementou também um sistema de gestão de inventário, facilitando o processo de encomendas no ecommerce. 


A substituição dos sistemas anteriores e a otimização dos fluxos de vendas através de integrações foram feitas num tempo recorde de apenas quatro meses. Os processos de gestão de vendas tornaram-se mais eficientes, e a Les Parquets du Monde pode agora acompanhar o seu ROI (retorno sobre o investimento) em tempo real através de painéis de visualização. 


Com a resposta rápida e flexível do Odoo aos requisitos de digitalização, a Les Parquets du Monde conquistou sustentabilidade na sua indústria, indo ao encontro das suas necessidades de rapidez e adaptabilidade.

Algumas aplicações utilizadas

RH

Compras

Financeiro

Vendas

Planeamento

Inventário

Odoo na Energia


Energy Spurt


  • Funcionários: 20
  • Utilizadores: 15
  • País: Austrália


Potenciar um crescimento hipocarbónico com o Odoo

A Energy Spurt é um revendedor e distribuidor de equipamento de energias renováveis e oferece também apoio técnico e consultoria nas instalações de produtos.


Com mais de 50 anos de experiência, a empresa visa expandir-se internacionalmente, trabalhando para o objetivo governamental de aumentar a criação de energia hipocarbónica em 82% até 2030, em direção a um futuro mais sustentável.

O sistema anterior que a Energy Spurt usava para gerir as suas operações era suficiente mas a empresa queria melhorar o seu sistema para uma interface mais fácil e intuitiva de utilizar. O objetivo era conseguir uma maior eficiência que suportasse as suas operações na Austrália e as dos produtores fora do país, e obter uma visão geral dos registos de vendas, permitindo uma integração e melhor comunicação entre as várias equipas e departamentos.


A solução tudo-em-um do Odoo

A Energy Spurt decidiu então transitar para o Odoo. Com os vários módulos oferecidos pelo sistema, a equipa pode agora registar o seu progresso na base de dados centralizada do Odoo e alertar outras equipas através de notas e comentários internos. Por exemplo, o sistema Odoo mantém um registo constante do inventário da Energy Spurt, e envia automaticamente um email de lembrete de reabastecimento à equipa de vendas quando os produtos chegam a um nível de inventário mínimo.


Graças ao design intuitivo do Odoo, os gerentes podem obter instantaneamente um relatório de desempenho atualizado sobre os seus produtos e uma visão geral dos projetos com todos os detalhes de vendas e inventário, incluindo as credenciais dos clientes, o comercial responsável, e o armazém respetivo, apresentados num único ecrã ou à distância de um clique, para fazer decisões de negócio atempadas.



Também disponível em mobile, o sistema do Odoo permite à equipa da Energy Spurt visitar clientes presencialmente, transportando toda a informação necessário num telemóvel. Correspondentemente, isto permite à empresa oferecer um melhor apoio técnico.


A Energy Spurt acredita que os benefícios do Odoo são transversais aos seus clientes. Com uma comunicação eficaz, um fluxo de trabalho melhorado e processos otimizados, graças ao Odoo, a empresa expandiu-se para outros estados e levou a promoção de energia sustentável a mais pessoas.

Algumas aplicações utilizadas

Website

Compras

Faturação

Vendas

Produção

Inventário

Electric by D'Ieteren


  • Funcionários: 100
  • Utilizadores: 100
  • País: Bélgica


Abordar o mercado da energia com a solução certa

A Electric by D'Ieteren oferece uma solução global de estações de carregamento para veículos elétricos e híbridos plug-in. A empresa visa preparar o futuro dos veículos ao oferecer uma solução para os problemas sociais e de mobilidade atuais. O seu objetivo principal é facilitar a transição para carros elétricos ao oferecer soluções convenientes e acessíveis de carregamento. Atualmente, mais de 25 mil estações de carregamento foram instaladas em toda a Europa.


No futuro, a empresa pretende oferecer um ecossistema elétrico global ao fornecer painéis solares, baterias domiciliárias e otimizadores de energia.


Adaptação a um mercado que evolui diariamente

A empresa é pioneira na indústria de estações de carregamento de carros. Devido à sua experiência e tecnologia, a procura cresce continuamente, e a sua atividade evolui de forma contínua e rápida. Assim, a empresa teve de encontrar formas de se manter em contacto com o seu mercado enquanto expandia.


Inicialmente, a D'Ieteren usava o Excel para gerir os seus clientes e a instalação de estações de carregamento. Para as suas outras atividades, como gestão de stock, faturação, e vendas, a empresa recorria a ferramentas empresariais especializadas.


Gradualmente, o Excel tornou-se insuficiente no cumprimento das necessidades da empresa. O negócio requeria um CRM completamente integrado que permitisse lidar com a procura crescente e um website atualizado e atrativo que mostrasse a sua oferta e gerasse prospetos. A solução teria de garantir uma interação integrada entre todos os fluxos de trabalho.


Em 2019, a Electric by D'Ieteren tornou-se uma empresa autónoma. Assim, a empresa decidi alterar a sua abordagem face às suas operações de gestão, tornando-se necessário um novo sistema.


Porquê o Odoo?

A Electric by D'Ieteren escolheu o Odoo pelo seu cariz de integração completa. Em menos de dois meses, a base de dados estava pronta a ser usada, e o processo completo de vendas empresa estava completamente implementado e automatizado. Todos os pedidos de cotação vindos do website são agora sincronizados em tempo real com o CRM tornando a gestão de prospetos mais direta e fluída.


A Electric by D'Ieteren ficou impressionada com a facilidade do Odoo na assistência às suas tarefas. A empresa começou a usar os módulos de Vendas, Faturação, Contabilidade e Serviço de campo para um fluxo comercial completo e integrado. Além disso, ganharam a possibilidade de ver em tempo real o seu retorno sobre o investimento através de um painel acessível. A integração e flexibilidade do Odoo permitiu implementar uma base de dados completa rapidamente para responder ao crescimento extraordinário e necessidades operacionais da Electric by D'Ieteren.


Algumas aplicações utilizadas

RH

Compras

Financeiro

Vendas

Planeamento

Inventário

Odoo no Lazer


Eleven Sports


  • Funcionários: 250​
  • Utilizadores: 30
  • País: Bélgica


Conectar desportos e fãs numa única plataforma

A Eleven Sports é uma plataforma líder na Bélgica para entusiastas de desporto, oferecendo uma vasta gama de eventos desportivos. Estes incluem jogos internacionais de futebol, jogos de basquetebol e eventos principais como a NFL e a UFC. A plataforma assegura uma experiência de visualização de alta qualidade à sua audiência, com uma integração fluída em Francês e Holandês. 

Em julho de 2022, a Eleven Sports apresentou uma oferta B2B para bares e restaurantes interessados em transmitir canais de desporto. Este pacote de desportos é uma nova subscrição para os donos dos estabelecimentos, dando-lhes acesso à aplicação Footbar para publicidade grátis. 

A Eleven Sports escolheu o Odoo primariamente pelos seus módulos de Vendas, Faturação e Subscrição para gerir este novo pacote. 

A gestão de subscrições mais fácil

Ao usar o Odoo, a Eleven tem agora uma plataforma para acompanhar as licenças dos seus clientes, bem como a criação de contas, faturação e pagamentos. Ao criar uma nova conta, os clientes podem subscrever diferentes licenças e selecionar a recorrência de pagamento mais conveniente. Os clientes podem beneficiar de uma comunicação centralizada e podem aceder à aplicação Footbar para aumentar a sua visibilidade.



Através da subscrição de licenças, os bares e restaurantes fornecem as suas moradas e indicam os eventos desportivos que pretendem transmitir. Ao alavancar a integração com a Footbar, o Odoo consegue gerar um mapa que apresenta todas as localizações onde os fãs podem assistir a eventos desportivos. 


Agora, na sua segunda fase, a Eleven Sports foca-se em três áreas-chave. Primeiramente, a empresa pretende analisar visitas a bares, vendas, subscrições e outras métricas na sua plataforma. Em segundo lugar, a Eleven Sports visa fornecer aos seus clientes novas ferramentas de marketing para alavancar os seus esforços promocionais. Por último, planeiam desenvolver um novo feed especificamente desenhado para promover bares e restaurantes, aumentando assim a sua visibilidade e exposição para um audiência mais vasta.


O pós-jogo

A Eleven Sports expressou a sua satisfação com a rápida implementação do projeto, concluindo com sucesso e iniciativa B2B completa num curto espaço de tempo de cinco semanas. Esta execução eficiente permitiu à empresa ter o seu novo pacote completamente preparado e acessível a tempo do ínicio da época de 2022-2023.


Como resultado, todos os bares e restaurantes na Bélgica podem agora beneficiar da sua licença e aplicação Footbar.


Algumas aplicações utilizadas

RH

Compras

Financeiro

Vendas

Produção

Subscrições

We Are Padel UAE


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Emirados Árabes Unidos


Solução integrada para uma experiência de padel melhorada

A We Are Padel UAE opera dois clubes de padel proeminentes no EAU, nomeadamente o We Are Padel e o The Racquet Club by Emirates Palace. O grupo We Are Padel está presente em nove países e em mais de 900 campos por todo o mundo.


Estabelecida em Fevereiro de 2022, o compromisso da We Are Padel UAE é oferecer experiências memoráveis em campos de padel por um custo razoável, a um leque diversificado de clientes. Com mais de 26 campos espalhados por cinco localizações nos EAU, a We Are Padel ganhou rapidamente popularidade entre os entusiastas e novatas do desporto.

Sendo uma start-up, a WAP UAE enfrentava o desafio de integrar vários sistemas e garantir a escalabilidade no crescimento futuro. Inicialmente, a equipa recorria a soluções fragmentadas para gerir as suas operações, o que seria um obstáculo a longo prazo. O uso do Excel, por exemplo, para operações contabilísticas como demonstrações de resultados e fluxos de caixa, resultava em dados estáticos que rapidamente se tornavam desatualizados. Esta limitação prejudicava a capacidade da empresa de obter insights exatos e em tempo real sobre o seu desempenho financeiro. Para ultrapassar este obstáculo, a WAP UAE reconheceu a necessidade de uma solução integrada.


Um sistema POS completo a funcionar em um dia

Ao escolher começar a sua jornada de eficiência operacional com o Odoo, a solução foi rapidamente implementada, poupando tempo valioso à equipa. Em apenas um dia, a WAP UAE tinha o sistema de POS (ponto de venda) a funcionar, permitindo à equipa configurar de forma fácil parâmetros, preços, regras e restrições para gerir os seus processos de negócio. Além disso, o módulo de Contabilidade simplificou ainda mais as tarefas financeiras com os seus templates e relatórios de fácil utilização.



Ao resumir a experiência da WAP UAE com o Odoo, Stephen Gillespie (COO da empresa), descreveu entusiasticamente a jornada como "fenomenal". A organização experienciou uma transformação significativa nas suas operações graças à natureza centralizada dos módulos Odoo que lhes permitiu ter uma integração completa de dados. Ao eliminar a necessidade de uma comunicação entre softwares, o Odoo permitiu à empresa poupar uma quantidade considerável de tempo operacional e reduzir a criação manual de relatórios. Esta mudança permitiu uma prioritização da entrega de experiências excecionais em vez de lidar com sistemas incompatíveis. Ainda mais importante, a WAP UAE tem agora todos os recursos necessários para prosperar e crescer.


O Odoo poupa-nos muito tempo operacional. Se tivesse que resumir a nossa experiência com o Odoo numa palavra, diria: fenomenal.

 Stephen Gillespie • COO da We Are Padel UAE

Algumas aplicações utilizadas

Vendas

Financeiro

Compras

Ponto de Vendas

Contabilidade

Documentos

Odoo na Agricultura


Wahdat Farms


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Paquistão


Uma abordagem sustentável e inovadora à agricultura

A Wahdat Farms, uma empresa líder no Paquistão, revolucionou a indústria da agricultura ao introduzir o conceito de agricultura integrada. Este sistema envolve várias entidades a interagir entre si, com vista a partilhar recursos. Ao combinar atividades agrícolas diferentes como laticínios, pecuária e cultivos, este método holístico maximiza os resultados de produtividade enquanto minimiza o impacto ambiental, resultando numa abordagem mais sustentável.


Apesar do seu sucesso e abordagem disruptiva, a Wahdat Farmas enfrentava vários desafios antes de implementar o Odoo, incluindo consolidação de dados, gestão de inventário e avaliação de custos.


Eficiência de produção e contabilidade

A oferta abrangente de aplicações do Odoo aumentou bastante a eficiência da Wahdat Farms em termos de produção e contabilidade. Com o módulo de Produção, a empresa pode agora criar e gerir ordens de produção, acompanhar fases de produção, monitorizar custos e implementar medidas de controlo de qualidade. Isto garante que os produtos finais vão ao encontro dos padrões de frescura, higiene e qualidade da Wahdat Farms.


O módulo de Contabilidade do Odoo foi também instrumental na simplificação da gestão financeira da Wahdat Farms. Permitiu à empresa acompanhar transações financeiras, automatizar processos, ganhar perspetivas sobre o desempenho financeiro e garantir o cumprimento de regulamentos de impostos. As ferramentas de análise e relatórios do módulo permitiram à Wahdat Farms criar vários relatórios, como demonstrações de resultados, balanços e relatórios de fluxo de caixas.


Impacto nos processos de produção e financeiros da Wahdat Farms

Ao usar o Odoo, a Wahdat Farms melhorou os seus processos de produção: ao aumentar a eficiência, garantir um controlo de qualidade para os seus produtos, e assegurar que os clientes recebem sempre os melhores produtos. Os dados financeiros que o Odoo oferece em tempo real permitiu à empresa tomar decisões informadas sobre as suas operações num piscar de olhos.


A Wahdat Farms pode agora gerir os seus processos de forma mais transparente e eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo custos, o que é crucial para a prosperidade do negócio.

Algumas aplicações utilizadas

Compras

Financeiro

Vendas

Produção

Inventário

RTS Holdings


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Sri Lanka


Assegurar produtos de alta qualidade para um produtor de chá

A RTS Holdings é um produtor de chá fundado em 1978. Localizado no Sri Lanka, a empresa possui uma variedade de empreendimentos desde o chá, construção e engenharia até ao comércio e hospitalidade. 


Como um contribuidor chave para a indústria do chá, a RTS Holdings é reconhecida por produzir produtos de alta qualidade. Atualmente, a empresa opera quatro plantações e duas fábricas localizadas em Avissawella e Hidellana.

Processos tradicionais para desafios tradicionais

No Sri Lanka, as empresas da indústria do chá dependem de comunidades rurais das regiões do centro e sul do país. Devido à falta de tecnologia, os intervenientes na cadeia de abastecimento usam ainda métodos tradicionais que existem há décadas. Como muitos outros negócios, a RTS Holdings enfrentava desafios como uma manutenção dos registos imprecisa, uma falta de rastreabilidade, um controlo de qualidade de chá inconsistente e uma descentralização das suas operações.


Para fazer frente a estes problemas, a RTS Holdings decidiu automatizar os seus processos e dividir a cadeia de abastecimento em dois ramos para uma maior rastreabilidade: um para fornecedores de folha de chá e um para leilões e compradores.


A empresa procurava uma implementação de IT que melhorasse a produtividade, qualidade e segurança. Identificaram o Odoo como o parceiro que precisavam para levar as suas operações produtivas ao próximo nível. 


Início de um novo processo de cadeia de abastecimento

Para gerir a sua cadeia de abastecimento, o módulo "Fornecedor e Coletor de Folhas" foi desenvolvido para ser integrado com o módulo Produção. Este módulo permitiu à empresa estabelecer uma melhor comunicação com fornecedores e coletores de folhas, acrescentar aprovações para fertilizantes e outras necessidades inerentes à plantação, e acompanhar as deduções de peso bruto e detalhes de peso líquido dos fornecedores.

Algumas aplicações utilizadas

Produção

Compras

Financeiro

Vendas

Inventário

Odoo nas ONG's


Amnistia Internacional Bélgica


  • Funcionários: 50​
  • Utilizadores: 50
  • País: Bélgica


Atalhar o tempo de espera: de dois dias para doações instantâneas

A Amnistia Internacional Bélgica visa defender os direitos humanos globalmente. A organização atua em várias atividades, incluindo o lobismo pela liberdade, a melhoria de condições de vida, a realização de investigação, o apoio a ONG's e a recolha de fundos e assinaturas para petições. Para gerir as suas operações de forma eficiente, a Amnistia Internacional Bélgica implementou o Odoo com a ajuda de um parceiro local. Antes da mudança, a organização usava ferramentas não-integradas como o Actito e o Magento, bem como uma ferramenta customizada para gestão de assinaturas de petições.

Encontrar a mistura perfeita: a receita para a customização

A Amnistia Internacional Bélgica usa os módulos base de Contactos, Vendas, Inventário e Produção. A organização interessou-se pelo Odoo devido à sua capacidade de customizar módulos, permitindo exibir informação adicional importante, e desenvolver os seus próprios módulos customizados. 


A Amnistia Internacional Bélgica desenvolveu vários módulos:


  • O módulo de petições permitiu à ONG criar petições e acompanhar assinaturas, que podem depois ser exportadas para formar uma lista de participantes e ser levadas a embaixadas e ministérios em atos de protesto.
  • O módulo de embaixadores é usado por "recrutadores de rua" para conseguir que as pessoas se inscrevam na Amnistia Internacional. Com o Odoo, os recrutadores podem usar um tablet para pesquisar a informação de uma pessoa e atualizá-la no momento. 
  • O módulo de call center é usado para rastrear resultados de chamadas e gerir relações com doadores e membros.


Conforme a organização se habitua progressivamente à nova ferramenta, o seu objetivo é reavaliar os seus processos e formas de trabalhar futuramente. O propósito desta ambição é diminuir a dependência de elementos customizados e, em vez disso, alavancar o expertise e soluções base do Odoo. A organização pretende manter apenas os módulos que foram exclusivamente desenhados para as suas necessidades específicas enquanto componentes customizados. Ao fazê-lo, a empresa visa otimizar as suas operações e alinhá-las com as melhores práticas da indústria. 


Um impacto visível na eficiência do negócio

A implementação do Odoo aumentou significativamente as capacidades de gestão eficiente de operações da Amnistia Internacional Bélgica, desde a recolha de assinaturas e gestão de doadores e membros ao envio de emails e gestão contabilística. O sistema integrado gere eficazmente grandes bases de dados de informações de contacto, gera certificados de impostos, e envia lembretes para contribuições e doações. Ao consolidar várias funções que eram anteriormente desempenhadas por ferramentas não-integradas, o Odoo simplifica o fluxo de trabalho e aumenta a eficiência das operações da Amnistia Internacional Bélgica.

Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Vendas

Financeiro

RH

Produção

Marketing

Singapore's Food Bank (FBSG)


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Singapura


O início de uma revolução para terminar a insegurança alimentar

O Singapore's Food Bank (FBSG) foi concebido pela FoodXervice, uma empresa de distribuição alimentar sediada em Singapura. Ao reconhecer a necessidade urgente de um banco alimentar na cidade, embarcaram numa jornada para ajudar os necessitados. Para o fazer, a empresa precisava de um método eficiente para monitorizar e gerir os pedidos dos beneficiários enquanto automatizavam processos de inventário. Inicialmente, os processos eram manuais, o que levava a desafios no acompanhamento e coordenação das operações. Foi aí que a empresa encontrou o Odoo, com a ajuda de um parceiro local. 


Uniformizar processos e gestão

Ao integrar o Odoo, a FBSG beneficia agora de um sistema centralizado para os processos de gestão de inventário, autorização de beneficiários, e notificação de contas inativas. Além disso, podem agora interagir de forma fluída com doadores, voluntários e apoiantes numa única plataforma. O módulo de Inventário do Odoo e a sua integração com códigos de barras simplificaram bastante a monitorização de entradas e saídas de produtos no armazém.


Ao alavancar o módulo de Vendas, a empresa pode agora prioritizar os pedidos e encomendas, aplicar fatores de total e deduções fixas, e ter automaticamente o cálculo das quantidades apropriadas feito pelo sistema. 


Com a ajuda do módulo de Compras, o banco alimentar otimizou as suas operações de compras e produtividade de inventário. O parceiro Odoo foi crucial na integração do software com dois bancos locais. Como resultado, a equipa de Contabilidade pode agora criar posições orçamentais no Odoo, e as funcionalidades analíticas do software permitem uma fácil identificação de oportunidades de redução de custos sem comprometer a viabilidade.


Recomendaria sem dúvida o Odoo uma vez que é um sistema ERP incrivelmente versátil e adaptável que pode ser customizado para ir ao encontro de requisitos específicos de qualquer organização.

Jameson CHow • Gerente da Food Bank Singapore


O sistema cobre todas as operações, desde a recolha de dados dos dadores até ao processamento de doações monetárias e organização de entregas de alimentos. O sistema de gestão de dadores rastreia os seus perfis, doações de comida e contribuições monetárias, fornecendo uma avaliação 360º. Esta abordagem assegura a eficiência e sucesso contínuo da FBSG ao longo dos próximos anos. 


No geral, com a ajuda do Odoo e do parceiro local, a FBSG transformou com sucesso as suas operações, impactando significativamente as vidas daqueles que mais precisam. Com processos simplificados, gestão centralizada e um forte apoio dos doadores, a organização continua a ser uma luz de esperança na luta contra a fome.


Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Financeiro

RH

Compras

Vendas

Website

Odoo no Setor Público


FEDAS


  • Funcionários: 50
  • Utilizadores: 30
  • País: Luxemburgo


Potenciar o setor social

A FEDAS é uma associação de empresas que representa mais de 185 organizações no setor social luxemburguês. A organização oferece representação dos membros, formação profissional e apoio administrativo. O seu objetivo é fomentar a autonomia e evolução no setor social enquanto lidera um mercado que evolui todos os dias.


Para o fazer, a FEDAS trabalha em desenvolver espaços de trabalho onde a honestidade intelectual e a independência são essenciais.

Os desafios da colaboração

Um dos principais desafios que a FEDAS Luxembourg enfrentava era a organização de 180 a 200 sessões de formação por ano. Este número continuava a aumentar após um pedido de organização de atividades de formação para profissionais de cuidados infantis, por parte do Ministério da Educação do Luxemburgo.


Nesta altura, a FEDAS não tinha nenhuma solução digital. Tudo era feito em folhas de Excel, desde a listagem de sessões de formação até ao armazenamento de dados dos participantes. A par do aumento do número de sessões de formação, também a equipa estava a aumentar. Trabalhar simultaneamente nos mesmos projetos e dar resposta a alguns problemas tornou-se impossível.


Além disso, no que tocava a implementar soluções digitais, a associação percebeu que muitos dos seus membros enfrentavam obstáculos face à destreza digital, ao tempo necessário para mudar de sistemas de gestão ou aos fundos exigidos. Foi por isso que implementaram o Odoo, a melhor escolha na sua situação.


A melhor opção para alinhar toda a gente

Quando a FEDAS decidiu implementar o Odoo, a solução já era usada noutras duas instituições. Melhor ainda, graças ao cariz multi-empresa de cada base de dados Odoo, a FEDAS pôde de melhor forma integrar-se com outros parceiros no setor. 


Para todos os materiais de formação, decidiram usar os módulos de Website e E-Learning do Odoo de forma a gerir todos os conteúdos num só local. O processo de vendas da associação tornou-se mais eficaz com os módulos de Vendas e Compras, e a comunicação de atualizações aos membros tornou-se possível com as newsletters através do Email Marketing. Finalmente, a solução satisfez de forma relativamente acessível as necessidades dos intervenientes, juntando os seus membros e dando um passo em direção à digitalização e profissionalismo no setor social. Escolher o Odoo garantiu também o uso de uma plataforma comum para desenvolvimentos na digitalização de processos administrativos.


Para a FEDAS, o Odoo foi a melhor escolha porque lhes permite integrar a maior parte dos seus procedimentos diários numa só plataforma. É eficiente em termos de tempo e de custo, mas também flexível e escalável.


Algumas aplicações utilizadas

Inventário

Financeiro

RH

Compras

Vendas

Marketing

Laboratoire National de Santé (LNS)


  • Funcionários: 250
  • Utilizadores: 10
  • País: Luxemburgo


Do caos à harmonia na indústria da saúde

O Laboratoire National de Santé (LNS) é uma instituição pública criada em 2012, que funciona sob a tutela do Ministério da Saúde do Luxemburgo. O LNS emprega 250 pessoas e presta uma vasta gama de serviços no domínio do diagnóstico e da investigação, com seis departamentos científicos que incluem serviços e unidades relacionados com os domínios da anatomopatologia, genética, biologia médica, microbiologia, medicina legal e proteção da saúde.

O principal objetivo do LNS é desenvolver competências relacionadas com a prevenção, o diagnóstico e a vigilância das doenças humanas e desempenhar o papel de laboratório nacional de controlo ou de referência. Para além disso, a instituição contribui para o desenvolvimento, harmonização e promoção de métodos técnicos laboratoriais em estreita colaboração com laboratórios de análise locais, nacionais e internacionais estrangeiros. O LNS é um laboratório muito ambicioso, com projetos inovadores destinados a aumentar a sua especialização em saúde pública.


Reorganizar a estrutura da empresa

Tudo começou em 2013, quando o LNS se tornou um estabelecimento público. Este facto teve um impacto considerável no departamento administrativo e financeiro, cuja função consiste em apoiar os diferentes serviços operacionais e prestar assistência em domínios como as finanças, as TI, as infra-estruturas, os RH e a gestão da qualidade. Com a reorganização, os serviços de contabilidade e de faturação foram fundidos, o que, por sua vez, afectou o tipo de demonstrações financeiras que tinham agora de preparar. À medida que as necessidades da organização evoluíam, também evoluía a necessidade de uma solução contabilística mais potente. Paralelamente a todas as mudanças e à reorganização dos serviços financeiros e administrativos, o projeto evoluiu e foi tomada a decisão de implementar não só um novo sistema de contabilidade, mas também um sistema ERP completo. A ideia era harmonizar, simplificar os processos, reduzir os riscos e, de um modo geral, facilitar a vida dos funcionários.


A decisão

Até 2016, o LNS enfrentava desafios com sistemas de software de serviços de apoio múltiplos e desarticulados. A complexidade e os riscos de transferência de dados levaram à procura de uma solução unificada, levando-os a considerar o SAP e o Odoo. Embora a Head of Project tenha preferido o SAP pelo seu desempenho e reputação estabelecida, o LNS acabou por escolher o Odoo devido à sua rápida implementação, forte apoio da comunidade, flexibilidade e abertura. Encontraram um parceiro fiável local e continuam até hoje a colaborar no desenvolvimento contínuo do sistema, expressando satisfação com a sua decisão.


Melhorar o processo de trabalho da LNS

Antes de adotar o Odoo, o LNS enfrentava desafios com várias soluções de software, o que levou a um fluxo de trabalho complexo. Após a implementação do Odoo, o LNS alcançou processos simplificados e melhorias no seu ambiente de trabalho. A natureza centralizada do Odoo reduziu os riscos de transferência de dados e eliminou a necessidade de procedimentos complexos. A interface de fácil utilização facilitou a gestão da transição, e a abordagem sem papel contribuiu para a proteção do ambiente e para uma gestão eficiente dos documentos.


O Odoo teve um impacto significativo na contabilidade, controlo e faturação, proporcionando transparência e capacidades de rastreio e simplificando o acompanhamento dos pagamentos. Foram desenvolvidas soluções à medida para a faturação e contas de clientes, e um software especializado ligado ao Odoo abordou as leis específicas do Luxemburgo face aos salários.


No departamento de compras, o Odoo transformou processos ineficientes baseados em papel em fluxos de trabalho electrónicos. Os pedidos de compra, as aprovações e as entregas de encomendas passaram a ser electrónicos, aumentando a eficiência e as capacidades de acompanhamento. O Odoo também facilitou a gestão das relações com os fornecedores, as negociações e as estatísticas.


Para a gestão da qualidade e a acreditação ISO, o Odoo permitiu a gestão eletrónica de não-conformidades e a gestão de documentos com acompanhamento e lembretes automáticos. A gestão de stocks, anteriormente descentralizada, tornou-se centralizada com o Odoo, permitindo a reordenação automática e o tratamento de relatórios financeiros. O Odoo Inventory suportou a gestão de múltiplos locais de armazenamento, crucial para as diversas necessidades dos serviços LNS.


Melhorar todos os dias com o Odoo

O Odoo melhorou muitos dos procedimentos diários no LNS, mas o mais importante é que o pessoal operacional e a direção passam agora muito menos tempo com papelada administrativa, têm mais transparência e podem concentrar-se na atividade principal.


O trabalho no LNS ainda não terminou e o próximo passo é implementar o Odoo para RH, por exemplo, para recrutamento e gestão de férias. Estão a prosseguir o desenvolvimento da gestão da qualidade, que ainda está na sua fase inicial. Por último, estão a desenvolver um sistema informatizado de gestão da manutenção, a fim de centralizar toda a manutenção do seu equipamento no Odoo.


O Odoo proporcionou à LNS mais tempo para se concentrar no que é importante. A administração garante que os outros departamentos recebem o melhor apoio possível com valor acrescentado, e o pessoal operacional pode agora concentrar-se no diagnóstico e na investigação, ajudando as pessoas a melhorar. O LNS esforça-se por se tornar melhor e ajudar os outros todos os dias, com o Odoo.


Algumas aplicações utilizadas

Vendas

Compras

Financeiro

Contabilidade

Inventário

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