Como incluir informações de custo de chamada no Odoo - V12 e V14

Anacom - obrigação de inclusão de divulgação de linhas telefónicas para contacto

Como disponibilizar e divulgar linhas telefónicas para contato do consumidor com Odoo - V12 e V14

O Decreto-Lei n.º 59/2021 de 14 de julho estabelece o regime aplicável à oferta e divulgação de linhas telefónicas para contacto com o consumidor.

De acordo com o artigo 3.º, qualquer entidade que disponibilize linhas telefónicas para contacto com o consumidor deve divulgar de forma clara e visível nas suas comunicações comerciais (página web, faturas, comunicações escritas, entre outras) o número disponibilizado, ao qual deve estar associado, de forma forma igualmente clara e visível, informação actualizada sobre o preço das chamadas.

Quando não for possível apresentar um preço único para a opção de compra, devem ser fornecidas, em alternativa, as seguintes informações:

  • “Chamada para rede fixa nacional”,

  • “Chamada para rede móvel nacional”.

Nota 1: Este decreto-lei não obriga as entidades a disponibilizarem um contacto para atendimento ao público.

Nota 2: Os clientes que não tiverem o número de telefone preenchido nos layouts não precisam de fazer nada.

Em documentos relevantes para impostos, as informações da linha telefónica aparecem no rodapé.


Dessa forma, no Odoo, vá a configurações e selecione a empresa:

Em seguida, preencha o campo de tipo de chamada:


Colocar o preço de cada chamada ou, caso não seja possível apresentar um preço único para a chamada, deverá indicar o tipo de chamada (“Chamada para rede fixa nacional” ou “Chamada para rede móvel nacional”):

Desta forma, as informações nas linhas telefónicas estarão de acordo com a lei:

Tem alguma dúvida? Fale Conosco


Entrevista no Odoo Experience 2022
Entrevista a Rita Santos (CEO da Arxi) no Odoo Experience 2022