O software Odoo e a gestão ISO 9001
Como o software Odoo pode apoiar a qualidade de gestão ISO 9001?

Saiba como o software Odoo pode apoiar a qualidade de gestão ISO 9001?

A ISO 9001 é a única norma que pode ser certificada. Mas a certificação diz respeito à empresa e aos seus processos de gestão de qualidade, não às ferramentas ou software que utilizam. Ainda assim, o Odoo pode ser uma ótima ferramenta para implementar os seus processos de gestão de qualidade.

Esta norma baseia-se em vários Princípios de Gestão da Qualidade (PGQ), incluindo um forte foco no cliente, motivação e implicação da administração, abordagem de processos e melhoria contínua. A utilização da ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de qualidade, o que, por sua vez, traz imensos benefícios comerciais.

ISO 9001: Princípio de Gestão da Qualidade 1 | Foco no Cliente

O sucesso sustentável é alcançado quando uma organização atrai e retém a confiança dos clientes e outras partes interessadas. Cada aspecto da interação com o cliente oferece uma oportunidade de criar mais valor para o cliente.

O Odoo fornecerá as ferramentas para o ajudar a responder às necessidades atuais e futuras dos clientes. Mais especificamente, recomendamos o seguinte:

  • Aproveite o recurso de avaliações do cliente para aferir a satisfação, que pode interligar ao seu gestor de projetos na conclusão de tarefas (empresas de serviços), no fecho de um ticket de helpdesk (pós-venda) ou num pedido de entrega (satisfação de bens físicos );

  • Utilize a aplicação de serviço para um serviço pós-venda eficiente. O principal recurso desta aplicação para apoiar os princípios da ISO 9001 é a ficha técnica; Com isto pode estruturar os seus serviços de acordo com os pedidos dos clientes;

  • Utilize o recurso de classificação do cliente para fazer melhorias contínuas integrando falhas em novas verificações na ficha técnica.

A rastreabilidade de cada interação com um cliente ajudará a comunicar as necessidades e expectativas do cliente em toda a empresa.

Princípio de Gestão da Qualidade 2 | Liderança

A criação de um propósito, alinhamento da direção a seguir e a interação entre as pessoas permitem que uma organização alinhe as suas estratégias, políticas, processos e recursos para atingir os seus objetivos. A maioria dos princípios de liderança da ISO 9001 são apoiados por pessoas e os seus comportamentos.

Para apoiar os líderes nas suas decisões, o Odoo fornece relatórios e painéis sobre todos os processos relacionados com os clientes e a qualidade. Desta forma, os seus líderes podem tomar decisões com base em estatísticas transparentes e comunicar as suas decisões com medidas factuais.

Princípio de Gestão da Qualidade 3 | Interação entre pessoas

A nossa recomendação para atingir o compromisso e comunicar os objetivos é integrar esses objetivos no processo de avaliação. Veja como o Odoo pode ajudar:

O empoderamento dos funcionários começa com uma comunicação eficiente. Um chat pode ser incorporado em cada aplicação e faz com que os funcionários de diferentes serviços/departamentos trabalhem juntos de forma eficiente.

A avaliação Odoo funciona para uma avaliação de 360 graus. Ajuda os líderes a dar feedback construtivo aos seus colaboradores diretos, bem como; os funcionários expressam as suas necessidades e sentimentos ao seu supervisor.

Princípio de Gestão da Qualidade 4 | Interação entre pessoas

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados quando as atividades são compreendidas e geridas como processos inter-relacionados que funcionam como um software coerente. É aqui que o Odoo se destaca no apoio.

As aplicações do Odoo são processos inter-relacionados. Todas as etapas dos processos rastreados no chat ajudam a perceber os resultados, o que permite que uma organização otimize o sistema e o seu desempenho.

Para personalizar o seu processo com eficiência de acordo com as necessidades da sua organização ou dos clientes, pode utilizar a aplicação Odoo Studio.

Esta é uma lista não exaustiva de áreas onde os processos Odoo podem ajudar para além dos processos normais de CRM-Vendas-Fatura, Orçamento-Compra-Fatura:

Empresa fabricante:

Graças à definição de pontos de controlo de qualidade em operações específicas, a aplicação de Qualidade ajuda-o a garantir que os produtos entregues pelo seu fornecedor, bem como os seus produtos, respeitam os requisitos predefinidos. Com base nos resultados das verificações de qualidade, os processos de fornecimento e fabricação são retrabalháveis ​​e melhorados para responder a esses requisitos.

Ao implementar tablets no chão de fábrica, dá acesso direto às instruções de trabalho graças à aplicação de Produção, garantindo que o colaborador sabe o quê e como fazer o seu trabalho. Neste processo, o responsável superior irá receber feedback direto se acontecer algo de errado.

Empresa de serviços:

Defina as diferentes tarefas que devem ser executadas, agende-as a tempo e planeie os seus recursos nas várias tarefas com a aplicação Planeamento. Caso queira acompanhar o custo do projeto, os seus funcionários podem registar as folhas de horas para que seja possível ter acesso rápido a todos os centros de custo.

Recrutamento:

Desde o anúncio de emprego no seu website até a integração de novos funcionários, incluindo o rastreamento das entrevistas do candidato, o Odoo torna tudo fácil, consistente e atrativo.

Princípio de Gestão da Qualidade 5 | Melhorias

A melhoria é essencial para uma organização manter os níveis atuais de desempenho, reagir às mudanças nas suas organizações internas e externas e criar novas oportunidades.

Nas empresas que desenvolvem produtos físicos, recomendamos a utilização do Odoo PLM (aplicação de gestão do ciclo de vida do produto) para planear, projetar, desenvolver e melhorar os seus produtos. Crie e rastreie os seus pedidos de alteração de engenharia (ECOs) para obter uma visualização mais precisa e eficaz das suas melhorias de produção.

Princípio de Gestão da Qualidade 6 | Tomada de decisão baseada em factos

A tomada de decisão pode ser um processo complicado e envolve sempre alguma incerteza. Muitas vezes inclui vários tipos e fontes de informação, bem como a sua interpretação que pode ser subjetiva. É importante perceber as relações de causa e efeito e as possíveis consequências não intencionais.

Factos, evidências e análise de dados levam a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões. É assim que geralmente funciona:

  1. Os utilizadores do Odoo verificam o seu painel periodicamente para obter uma visão geral rápida.

  2. Quando descobrem um padrão fora do comum, podem detalhar um gráfico ou um relatório de tabela dinâmica e fatiar qualquer dimensão para encontrar uma causa raiz.

  3. A partir desse relatório, podem clicar em qualquer célula para obter todos os documentos que impactaram esses KPIs.

  4. A partir de cada documento, há total rastreabilidade de cada etapa do processo para identificar o que aconteceu com ele. Ainda tem a comunicação com o cliente agregada a cada etapa do processo!

Assim, os gestores conseguem apoiar as suas decisões com fatos e dados precisos.

Princípio de Gestão da Qualidade 7 | Gestão das relações

Clientes, fornecedores e funcionários influenciam o desempenho de uma organização.

É mais provável alcançar o sucesso sustentado quando a organização gere as relações com todas as partes interessadas para otimizar o seu impacto no seu desempenho. A gestão do relacionamento com as suas redes de fornecedores e parceiros é de particular importância.

Como resultado, a aplicação Odoo Compras permite acompanhar os KPIs de cada fornecedor e acompanha todas as interações que houveram com esse fornecedor. A comunicação torna-se mais simples, pois as discussões acontecem diretamente na "ficha" da respectiva solicitação de cotação ou pedido de compra.

Para trocar informações com os subcontratados de forma eficiente, a aplicação Documentos e o portal permitem partilhar todos os documentos relacionados entre os produtos e os fornecedores, como planos, controlo de qualidade a executar, lista de materiais, etc.

Para medir a implementação das alterações acordadas no processo de qualidade, pode sempre utilizar a aplicação de Qualidade para definir os pontos de controlo na receção das peças.

Always First.

Be the first to find out all the latest news, products, and trends.

Software Odoo revoluciona a empresa CRA
Como o software Odoo revolucionou a empresa CRA