Porque é importante integrar as tecnologias no seu negócio

A importância de integrar a tecnologia do seu negócio

Como o Odoo ajuda  a integrar os softwares do seu negócio

A essência do Odoo é gerir todas as funções do seu negócio dentro de um software interconectado. Desta forma, a Odoo foi contactada para uma série de entrevistas com especialistas da TechnologyAdvice para uma discussão sobre a importância de integrar a tecnologia nas empresas.

O diretor de marketing da Odoo, deu o seu parecer sobre o assunto e a tecnologia de código aberto. Segue um trecho da entrevista:

TechnologyAdvice

O Odoo oferece mais de 20 aplicações que funcionam juntas sem problemas. Qual a importância de encontrar o software e as integrações certos para o seu negócio?

Odoo: Acreditamos que é mais fácil gerir um negócio com o Odoo. Especialmente com integrações complexas que são muito difíceis de fazer. Essa é uma das razões pelas quais construímos nosso próprio CMS E-commerce.

Por quê? Porque existem muitos limites e é necessária muita comunicação entre as duas plataformas; desde os níveis de stock até o catálogo real de produtos e a formulação de preços. Este processo torna-se muito caro. Costumamos dizer: “Tente fazer isto no Odoo, se puder”. Caso não consiga, temos vários módulos integrados ao Odoo para o ajudar a fazer essa integração. Temos uma série de integrações em todos os tipos de plataformas.

Mas uma parte fundamental do que fazemos é que começamos sempre com algumas aplicações. Por exemplo: software de CRM com gestão de armazéns e obtenha a sinalização para uma ou duas aplicações. E à medida que crescer, conforme estiver satisfeito com a forma como tudo funciona, pode seguir em frente e avançar para várias aplicações. Deste modo, naturalmente o progresso irá tornar-se num software ERP completo. Portanto, não há necessidade de ter um conjunto de softwares desconectados e que não funcionam na sua perfeição.

Comece com uma ou duas aplicações Odoo, depois avance para as restantes. Irá integrar os softwares de forma fácil na sua empresa

Um interface é sempre um interface. A boa notícia é que, comparado com o SAP ou com uma solução automática como a Microsoft, com o Odoo, tem a possibilidade de começar com uma aplicação e, à medida que avança, atualiza para incluir mais aplicações.

TechnologyAdvice

Qual é o melhor conselho para uma equipa que planeia implementar mais de três integrações diferentes nos seus negócios?

Odoo: Eu acho que está a ir para o território mais tradicional do ERP.  Assim, estão a ir para gerir todo o processo do negócio - não apenas uma função no sistema. Temos muita experiência nesta área e tentamos muitos modelos. Talvez faça sentido iniciar por três ou quatro aplicações. Faça-o progressivamente, certificando-se de que está a "atacar" os seus principais requisitos.

Tente-se concentrar durante algumas semanas entre as quais deve investir muito esforço no mapeamento de todos os requisitos, observando a aplicação tendo como contexto a procura das melhores soluções para a sua empresa. E então faça a implementação de forma relativamente rápida de pelo menos uma aplicação. Depois de começar, terá a experiência de utilização real do software e obterá feedback real - antes disso, será tudo teoria.

Mas à medida que o cliente muda para pelo menos uma aplicação, irá realmente contra-atacar. Terá muitos comentários que o ajudarão a ajustar a forma de implementação e trabalho com outras aplicações. Quer comece com um, dois, três ou quatro, obviamente que terá sempre uma escolha, certo? Como o Odoo oferece a integração de aplicações, por vezes é necessário implementar três ou quatro aplicações e optar por uma abordagem "big bang".

O principal é, os softwares ERP são realmente diferentes na prática e na teoria. Então é importante chegar à fase de utilização do software o mais rápidamente possível. Tente minimizar o atraso antes de ter as suas primeiras implementações em massa.


O software Odoo e a gestão ISO 9001
Como o software Odoo pode apoiar a qualidade de gestão ISO 9001?