Da Burocracia à Agilidade: Caso de Sucesso Leirirede

  • Empresa: Leirirede
  • Indústria: Retalho e Produção
  • Principais aplicações: CRM, Vendas, Inventário, Contabilidade, Faturação, Compras, Ausências
  • Utilizadores Odoo: 23
  • Funcionários: 40-50
  • Alojamento: On-Premise

Sobre o grupo Leirirede

​Fundado em 2005, o Grupo Leirirede é constituído por empresas que atuam em duas áreas distintas: material de escritório e a indústria transformadora. As empresas que atuam na área da indústria transformadora são especialistas na construção e produção de portas, portões, automatismos, caixilharias de alumínio, cozinhas e roupeiros por medida. As empresas que operam no outro segmento são especialistas no fornecimento de material de escritório para escolas, auditórios, instituições públicas e hotéis. O grupo é multi-empresa, opera em várias moedas e tem a maioria dos seus serviços administrativos sediados em Portugal. A Leirirede tem como principal objetivo o estabelecimento de relações duradouras com os seus clientes, prestando simultaneamente um serviço de acompanhamento personalizado.

Saiba mais sobre a Leirirede em: http://www.leirirede.pt/ 

Burocracia: o inimigo do progresso

O desempenho da equipa comercial era um dos principais desafios enfrentados pela Leirirede antes da implementação do Odoo. Nos primeiros tempos de atividade, o grupo tinha estabelecido um processo interno burocrático. Além disso, o grupo utilizava uma mistura de diferentes sistemas de software. Para a contabilidade e a faturação, era utilizado um sistema externo e as outras tarefas eram realizadas com um sistema de gestão interno. Devido à utilização de vários sistemas informáticos, a informação era repetida várias vezes em diferentes plataformas e os funcionários tinham dificuldade em acompanhar as encomendas dos clientes. Esta situação tornava o processo de vendas complexo, lento e suscetível a erros.


Da burocracia à agilidade

Com o objetivo de melhorar o desempenho da equipa comercial, a Leirirede, com a ajuda da Arxi, implementou o Odoo. As aplicações implementadas produziram uma transformação completa; desde o primeiro contacto com o cliente (CRM), à contabilidade e registo de pagamentos (Contabilidade), à visualização de encomendas (Vendas), à faturação e à comunicação com os clientes. A implementação do Odoo permitiu à Leirirede transformar os seus processos internos para se tornar mais ágil. Como resultado, as relações com os clientes foram otimizadas, levando a uma redução das reclamações. 


Enquanto a aplicação CRM otimizou a relação entre clientes, a aplicação Compras proporcionou os mesmos resultados na relação da Leirirede com os seus fornecedores. O facto de ter documentos facilmente acessíveis a todos os envolvidos na cadeia de abastecimento criou um fluxo de comunicação muito melhor. Os Recursos Humanos são outra área que melhorou com a implementação do Odoo. Com o módulo de Assiduidade, os colaboradores podem registar as horas de entrada e saída em tempo real e o módulo de Folgas tornou muito mais fácil a gestão das folgas dos colaboradores. 


O fabrico é uma parte integrante das operações do grupo Leirirede e foi uma área identificada como tendo uma necessidade de de digitalização. A Leirirede pretendia gerir o seu processo de produção e entrega de forma sincronizada com os seus departamentos de vendas e logística. Com as aplicações de Produção, Inventário e Vendas, o grupo pode agora gerir todos os processos numa única plataforma. Os relatórios operacionais gerados acrescentam um enorme valor, permitindo agora que a administração tome decisões informadas.

A vida com o Odoo

Para a Leirirede, a maior mudança foi a facilidade com que passou a alternar entre as diferentes tarefas das duas áreas de negócio. Além disso, os funcionários podem agora poupar tempo simplesmente eliminando tarefas repetidas e, como resultado, os volumes de vendas aumentaram, criando tempo adicional para a Leirirede desenvolver relações comerciais. A comunicação com clientes e fornecedores é agora mais fluída e integrada, facilitando a resposta rápida do grupo aos clientes.


A Arxi desempenhou um papel central no sucesso da transição da Leirirede para o Odoo. O grupo considerou a equipa da Arxi extremamente competente, fácil de trabalhar e sempre disponível para responder a questões e gerir expectativas. Para a implementação, a Arxi utilizou uma estratégia passo a passo, o que significa que as aplicações foram implementadas de acordo com as necessidades do negócio. 



Troque a burocracia pela agilidade - fale connosco!


Caso de Sucesso Arxi: Nuvens Vivazes