Success story with Odoo - Alta Motors

How Toyota uses Odoo after just 6 months of integration

Caso de sucesso - Alta Motors

  • Empresa: Alta Motors
  • Indústria: Motas
  • Principais aplicações: CRM, Compras, Vendas, Inventário, Contabilidade, Faturação, Fabrico, Projeto, Estúdio e Despesas.
  • Número de utilizadores Odoo: 37

Era necessário um software dinâmico que mantivesse todos os departamentos da empresa constantemente atualizada sobre as operações, disponibilidades de stock, estado da produção, etc.


FALE CONNOSCO!

E comece agora a sua transformação digital.

O que começou como uma ideia entre amigos que compartilhavam uma paixão por tudo e qualquer coisa sobre duas rodas, rapidamente se transformou num Fabricante de Equipamento Original em grande escala.

O Odoo alavancou a empresa para o próximo nível

Desde o início da Alta Motors em 2010, a empresa cresceu rapidamente e tornou-se uma das principais fabricantes de motas elétricas. Foi um projeto ambicioso, que inicialmente foi assumido por apenas quatro pessoas, mas quatro pessoas muito dedicadas que acreditaram no produto e no seu potencial. Foi um desafio, não apenas desenvolver um novo veículo a partir do zero, mas também uma série de novas tecnologias para habilitar o veículo.

À medida que a empresa crescia, sentiu-se a necessidade de alavancar o negócio para o próximo nível e, portanto, foi necessário um sistema que pudesse ajudar a gerir as suas operações. A empresa geria centenas e centenas de PO’s (Ordens de compra), 500 peças diferentes e dois tipos de modelos. Desta forma, era necessário um software dinâmico que mantivesse todos os departamentos da empresa constantemente atualizada sobre as operações, disponibilidades de stock, estado da produção, etc. Como é fácil acumular milhões de euros em stock, o que significa espaço desperdiçado e dinheiro parado, era especialmente importante para a Alta Motors ter um software de stock ativo e com informações sempre atualizadas.

Um software totalmente funcional

No momento de escolher um software ERP, o tempo e a capacidade de lidar com produtos complexos eram os principais requisitos da Alta Motors. Precisavam de ter um sistema que pudessem começar a utilizar corretamente o mais rápido possível, e nesse sentido o Odoo deu uma resposta afirmativa. O Odoo deu a possibilidade da empresa decidir quais as funcionalidades que necessitou de implementar e também forneceu a capacidade de adaptação e customização necessária para construir exatamente o que a Alta Motors necessitava. Isto permitiu à Alta Motors obter a flexibilidade e a capacidade de resposta que a empresa tanto valoriza.

Após a implementação do Odoo, uma das coisas mais surpreendentes para a Alta Motors foi conseguir gerir tudo com uma equipa de apenas duas pessoas responsáveis pelo ERP e pelo MRP. Com uma empresa de 50 pessoas, um produto complexo e a responder a uma rede nacional de revendedores e, eventualmente, a uma rede mundial, isto torna-se bastante impressionante.

A Alta Motors refere que foi bastante fácil formar pessoas no Odoo e, em apenas 3 meses, conseguiram ir do zero para se tornarem quase totalmente funcionais no Odoo. A empresa ficou agradavelmente surpreendida por ter um software ERP a funcionar em tão pouco tempo.


Um software ERP virado para o futuro

O Odoo permite reduzir a solução e evitar ter todos os recursos extras que atrapalham os seus processos de negócios, o que às vezes é o caso de soluções mais tradicionais. Desta forma, apenas têm dentro da sua solução aquilo que exatamente necessitam, e pode ser escalável conforme a necessidade.

Era importante para a Alta Motors começar com uma plataforma que respondesse às suas necessidades atuais, mas que também os servisse à medida que introduzissem novos produtos e se expandissem geograficamente. O Odoo foi o escolhido porque a empresa queria uma solução que pudesse lidar com a transição por diferentes fases de crescimento e mudanças organizacionais.

Sobre a Alta Motors

A Alta Motors, fundada em 2010, projeta e fabrica as motas elétricas mais avançadas do mundo. O seu objetivo não é apenas avançar no campo da tecnologia de motas, mas também aplicar a sua tecnologia e engenharia avançada nos mercados de transporte. Em busca desse objetivo, a empresa recrutou uma equipa ágil de especialistas, desenvolveram tecnologia inovadora de veículos elétricos e criaram uma operação de fabrico de classe mundial com sede em Brisbane, Califórnia.

A abordagem de design da Alta Motors começa e termina com a compreensão do que os seus clientes desejam, precisam e valorizam. Ao contrário de um processo clássico de desenvolvimento em cascata com transferências do projeto para a engenharia e para a fabricação, a empresa adota uma abordagem altamente paralela e interativa, com o projeto e a engenharia a trabalhar lado a lado. Com base na interseção dos requisitos do produto, capacidade de fabricação e tecnologia de ponta, a sua equipa coloca a caneta no papel, começa com esboços, estudos de volume e, em seguida, modelação de superfície 3D.

Fale connosco, sem compromisso.


Success story with Odoo - Pastelaria Tariq
How Toyota uses Odoo after just 6 months of integration